iPhone não é mais o que era. Foto: flickr.com/photos/N000@7

Tamanho da fonte: -A+A

Antes um objeto de desejo pela maioria dos jovens, o iPhone perdeu o seu poder de sedução. É o que indica uma pesquisa divulgada pela revista Fast Company, que mostra que seu público mais notório - adolescentes e adultos na faixa dos 20 aos 30 - está perdendo o interesse.

Segundo analisa a consultoria Networked Insights, que fez a pesquisa para a publicação, a Apple falhou na estratégia de marketing de seu último lançamento - o Iphone 5, com resultados desatrosos.

Segundo dados coletados em redes sociais, a queda foi violenta: o índice de usuários que responderam “eu quero”, “vou comprar”, “estou decidido a comprar”, “comprei”, entre outros, caiu mais de 80%.

Já na faixa etária dos usuários entre 40 e 60 anos, a procura pelo iPhone também caiu, mas bem menos em comparação entre o público da Geração X (nascidos entre a década de 60 e o meio da década de 80), em que as menções ao smartphone da Apple caíram pela metade.

A queda no interesse do pública, aliada à presença mais agressiva de concorrentes como Samsung e LG, se refletiu nas vendas da empresa fundada por Steve Jobs. No segundo trimestre fiscal, a companhia registrou uma queda de 18% em seus lucros.

Nas vendas, o recuo também foi expressivo, No segundo trimestre fiscal de 2012 a marca vendeu 84% em relação ao período em 2011. Já em 2013, esse aumento foi de apenas 5%.