Anderson de Oliveira. Foto: divulgação.

A Telefônica Vivo está apostando em um nova abordagem para levar seus produtos para empresas de pequeno e médio porte (PMEs) no Sul do país. Com o lançamento do Soluciona TI, a empresa está disponibilizando equipamentos para aluguel.

Já oferecido em São Paulo, o Vivo Soluciona TI contempla num mesmo pacote a contratação de computador, conexão à web, manutenção e seguro, por meio de um valor fixo mensal.

Com faixas de valor variando de acordo com o número de máquinas, configuração do equipamento e tipo de máquina (desktop, notebook ou tablet), o serviço parte da mensalidade mínima de R$ 127,90.

A empresa não divulgou mais detalhes sobre os preços, explicando que eles podem variar de acordo com uso de cada companhia. Segundo a operadora, ele pode variar desde um desktop de aplicação específica, como em uma central de atendimento até computadores de performance superior para uso em design.

Os planos têm contratos que variam entre 24 a 36 meses. Além disso, o serviço garante suporte técnico dedicado 24 horas nos sete dias da semana, com a opção de atualização tecnológica ao fim de cada contrato. As fornecedoras de equipamentos para o serviço são Positivo, Dell, Lenovo e HP.

Segundo Anderson de Oliveira, diretor de Negócios para Região Sul, Leste e Minas Gerais, o Soluciona TI tem o objetivo de trazer mais clientes para a empresa, através de um pacote completo de soluções em TI.

"Vimos um oportunidade, principalmente em empresas menores, de até 500 funcionários, em oferecer este produto, que reduz custos para as empresas, cortando a necessidade deles buscarem diversos fornecedores - tanto para hardware, manutenção e conectividade", explica.

Junto ao aluguel das máquinas, o serviço incorpora a banda larga da empresa. Por enquanto, o serviço inclui o Vivo Box, produto da operadora que utiliza sinal 3G ou 4G, de acordo com a cobertura oferecida e sem limite de velocidade.

"Atualmente temos cerca de 12km de fibra para consumidor, mas estamos investindo no sul para o crescimento de nossa rede, como já fizemos em Curitiba e São Paulo, onde já temos um share de 80% no fixo", destacou Oliveira.

Em Curitiba e Porto Alegre, onde a Vivo tem a ultima milha em fibra ótica para oferecer ao cliente, o acesso de dados pode ser agregado ao Soluciona TI.

Mas como vender a solução para o empresário? Para o executivo, a solução tem a capacidade de trazer uma economia de até 20% para os pequenos empresários, comparando o serviço aos custos que ele teria adquirindo estes produtos de forma separada.

Colocando na ponta do lápis, um contrato de 24 de uma máquina pela mensalidade mais baixa rende um custo total de aproximadamente R$ 3 mil reais. Oliveira não deu detalhes de como seria esse modelo mais básico disponível.

No entanto, o valor total por máquina ao longo do contrato é bem superior ao valor cobrado por um desktop da Positivo com processador Intel Atom D525, 2GB de Memória e 320GB de HD, que sai por R$ 750.

Para rebater, Oliveira afirma que ao tirar de suas contas o custo de imobilização dos ativos de TI, a empresa também economiza. Segundo ele, é uma conta que vai além dos custos visíveis.

"O serviço libera o empresário de fazer um investimento inicial alto e dá mais flexibilidade ao capital de giro da empresa para investir no negócio. Além disso, reduz o tempo para reparos ou substituição quando algum equipamento apresenta problema", diz Oliveira.

Com a nova oferta, a Vivo reforça ainda mais sua investida nos clientes corporativos. A empresa já tem serviços nas áreas de telemetria, saúde e cloud. Segundo Oliveira, o Soluciona TI é uma abordagem mais direta para o setor.

"No entanto, se os clientes tiverem interesse em, em adição aos equipamentos, usar tecnologias corporativas mais avançadas, como cloud por exemplo, elas podem ser contratadas em conjunto", destaca.

Conforme Oliveira, um possível sucesso do Soluciona TI pode representar um crescimento substancial na participação da empresa no meio corporativo, seja no fornecimento de equipamentos, como também de tecnologias mais avançadas.

"Estamos com um perspectiva otimista. Temos uma oferta que agrega valor nao apenas em preço, mas também contribui para a fidelizacao de nossos clientes, fornecendo a eles soluções de telecom de ponta a ponta", finaliza.

A unidade de negócios da Vivo tem mais de 1,2 milhão de clientes no país, com soluções como linha fixa, banda larga via fibra óptica, serviços de cloud computing e soluções de infraestrutura de TI.