Luis Maroto. Foto: divulgação.

A Amadeus, multinacional de TI segmento de turismo e viagens, firmou por US$ 830 milhões um acordo para adquirir a Navitaire, subsidiária da Accenture que fornece soluções de tecnologia e de negócios para a indústria da aviação.

Segundo destacou a Amadeus em comunicado, a aquisição servirá para complementar as ofertas do Amadeus Altéa, conjunto de soluções focadas principalmente em companhias aéreas tradicionais.

As soluções da Navitaire são focadas especialmente em companhias aéreas de baixo custo e híbridas, e conta atualmenete com uma base de clientes de mais de 50 operadoras. Para a Amadeus, a expansão de portfólio permitirá que a empresa forneça serviços a uma gama mais ampla de companhias aéreas.

Entre as funcionalidades oferecidas pelo software da Navitaire estão aplicações de reservas, vendas de serviços complementares, programas de fidelização de clientes, gestão e contabilidade de receitas, e business intelligence.

Como resultado da operação, está previsto que cerca de 550 funcionários da Navitaire, incluindo a equipe de gerenciamento, serão transferidos para a Amadeus. A Amadeus e a Accenture esperam concluir a aquisição no quarto trimestre de 2015, após as aprovações regulatórias necessárias.

Para Luis Maroto, CEO da Amadeus, a companhia investirá no desenvolvimento e funcionalidade das duas plataformas, melhorando os serviços e recursos para todos os tipos de companhias aéreas, com uma melhor conectividade entre companhias aéreas de um mesmo grupo ou mesma aliança.

“As companhias aéreas, sejam elas quais forem, enfrentam um mercado cada vez mais competitivo, com um viajante cada vez mais exigente, e esta transação nos dará a capacidade de oferecer a todas as companhias aéreas a tecnologia que lhes permite gerar novas receitas e manter os custos", afirmou o CEO.

Na transação, a Accenture será nomeada “parceira estratégica” da Amadeus para o negócio de soluções de tecnologia para companhias aéreas, consultoria de gestão e tecnologia, integração de sistemas, processos de negócios e serviços digitais, complementando as capacidades da Amadeus em consultoria e serviços digitais.

Outro acordo também estipula que a Accenture irá fornecer à Amadeus serviços de infraestrutura, aplicativos, pesquisas e desenvolvimento.

"Nossos clientes irão se beneficiar de um acesso maior às soluções da Amadeus para ajudá-los a crescer e se conectar com os parceiros tradicionais da indústria. Ao mesmo tempo, eles continuarão se beneficiando da experiência e capacidades da Accenture, graças à aliança", afirmou David P. Evans, CEO da Navitaire.