Huawei se une à Hexagon em cidades inteligentes. Foto: divulgação.

A Huawei anunciou esta semana uma parceria com a Hexagon, multinacional do segmento de soluções geoespaciais e engenharia, com foco no desenvolvimento de tecnologias para cidades inteligentes.

As duas empresas trabalharão em conjunto na integração da infraestrutura de serviços relacionados a segurança pública, incluindo monitoramento de vias públicas, câmeras, soluções de mobilidade para as forças de segurança e emergência como polícias e bombeiros e gestão de tráfego para atender as demandas das cidades.

A Hexagon já provê o sistema de software no gerenciamento do trânsito e do transporte público na cidade de São Paulo e agora, alinhada à empresa chinesa, ampliará seus serviços para outras regiões do país.

Pelo acordo, a Huawei fornecerá toda a infraestrutura e equipamento necessário para a implementação da tecnologia em outras localidades.

Segundo Pan Chulin, presidente SSAR da Huawei, a parceria faz parte do compromisso da empresa em colaborar no país inovadoras soluções no segmento de Cidades Inteligentes.

"Assim, a tecnologia poderá auxiliar as cidades do país a oferecer uma melhor qualidade de vida e segurança a seus habitantes", afirmou o executivo da companhia chinesa.

Para Eduardo Steinberg, presidente da Hexagon Ventures, a parceria com a Huawei representa um novo ciclo, marcado pela oferta de soluções com um nível de integração mais refinado entre as tecnologias da empresa, que contam com sensores e software de processos de automação e produtividade.

"Quando a gestão de eventos e equipes de campo se mescla a tecnologias de comunicação em uma solução integrada, tempos como resultado um conjunto muito maior de informações que permite que nossos clientes tomem decisões mais rápidas, eficientes e assertivas.”, afirma Steinberg.

No país há mais de 15 anos, a Huawei atende às principais operadoras de telecomunicações do país e possui unidades em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de possuir um centro de treinamento em Campinas (SP) e um centro de distribuição em Sorocaba (SP).

No ano passado a fabricante anunciou a criação de um centro de inovação no Tecnopuc, parque tecnológico da PUC-RS, em Porto Alegre. No local, a estatal gaúcha de procassamento de dados Procergs e a Huawei vão trabalhar em conjunto em projetos de cidades digitais, computação em nuvem e comunicações unificadas.

Com sede em Estocolmo, a Hexagon conta com cerca de 13 mil funcionários e um faturamento anual de US$ 1,6 bilhão.