Anexo foi inaugurado para tratar pacientes com Covid-19.

O hospital público Independência, localizado em Porto Alegre, recebeu 12 unidades do firewall FortiAP, como doação da Fortinet e dos distribuidores Arrow e Scansource, para gerenciar o Wi-Fi e a segurança de sua rede.

Seis pontos de acesso foram destinadas ao anexo do hospital, espaço recém inaugurado para tratar exclusivamente pacientes com Covid-19. As outras seis unidades devem ficar no prédio principal, que compreende as especialidades de ortopedia e traumatologia.

O firewall faz a interligação do hospital com as quatro outras instituições administradas pela Rede de Saúde Divina Providência.

“Eu fiz um teste com o FortiAP e gostei muito da qualidade. A solução gerencia o Wi-Fi e a segurança da rede, o que facilitou bastante o nosso trabalho. Tudo passa pelo firewall e assim estamos tranquilos de que todos os dados estão seguros”, afirma Wagner Machado Ribeiro, supervisor de suporte e infraestrutura da Rede de Saúde Divina Providência.

Com a construção do anexo específico para a Covid-19, o hospital instalou Wi-Fi e adquiriu tablets para viabilizar a comunicação entre pacientes e suas famílias. Os carrinhos de medicamentos também contam com notebook para controle de remédios e dosagens.

A internet também é utilizada para a checagem beira-leito, na qual o médico faz a identificação eletrônica do paciente pela sua pulseira e encontra todos os dados necessários para realizar o tratamento. 

Segundo a Fortinet, o objetivo da empresa é o de colaborar com a diminuição do impacto da pandemia, assim como promover a segurança da informação de entidades e pessoas. 

“Como empresa de segurança cibernética, sabemos da importância de promover uma conectividade segura, especialmente na área da saúde, que lida com dados tão valiosos. Para nós é uma satisfação ver esse projeto em execução”, ressalta Frederico Tostes, gerente geral da Fortinet Brasil e VP de cloud para a América Latina.

Construído com investimentos doados pela iniciativa privada, o anexo conta com 60 leitos e 100 profissionais. O atendimento é 100% do Sistema Único de Saúde (SUS).

Originalmente especializado em ortopedia e traumatologia, o Hospital Independência tem  6.039 m² de área construída em seu prédio principal, que conta com 100 leitos, 430 colaboradores, quatro salas cirúrgicas e sete consultórios.

No total, a Rede de Saúde Divina Providência gerencia cinco hospitais com mais de 2,4 mil funcionários e 2,5 mil médicos credenciados, realizando, ao ano, em torno de 21 mil cirurgias, 160 mil atendimentos ambulatoriais e 99 mil exames.