A Feevale dispõe de 26 licenças do software Substance Designer. Foto: Divulgação.

A Universidade Feevale e a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) são as primeiras instituições de ensino superior do Brasil a firmar parceria com a empresa Allegorithmic para a utilização do software Substance Designer em seus cursos de graduação. 

Segundo a empresa, a ferramenta possibilita o trabalho de criação de texturas, tratando a sua construção de modo diferenciado e proporcionando arquivos extremamente pequenos.

De acordo com Alessandro Peixoto de Lima, professor do curso de Jogos Digitais da Feevale, durante muitos anos se utilizava apenas o Adobe Photoshop como principal ferramenta de criação de texturas em modelos de jogos e filme, mas o novo software pode mudar esse processo. 

Para as aulas deste semestre, a instituição dispõe de 26 licenças do software, que serão utilizadas em sala de aula e disponibilizadas aos acadêmicos matriculados no curso. 

“Os acadêmicos têm acesso ao software nas disciplinas de 3D avançado e tópicos avançados em games. O método de criação de texturas ocorre por meio de gráficos, o que parece ser a tendência dos softwares para jogos”, informa Lima. 

A ferramenta também está disponível para o uso dos alunos no laboratório do curso.