A operadora TIM adotou o Atlante Telecom. Foto: Divulgação.

A operadora TIM adotou o Atlante Telecom, software de gerenciamento online focado em empresas de TV a cabo e telefonia, com o objetivo de controlar a gestão de estoque em 101 centros logísticos e atender mais de 48 mil instalações ao redor do Brasil.

Com o sistema, implantado pela parceira Amerinode, a companhia pretende atuar de forma mais estruturada nos processos de inventário.

“Transformar a gestão dos recursos em um processo mais inteligente e ajustado tornou-se essencial para a otimização do trabalho”, afirma Roberto Shimota, gerente de logística da TIM. 

A decisão pela integração do software à gestão da operadora tem o objetivo simplificar a consulta dos produtos em estoque, agilizar a localização de peças e componentes, além de facilitar o redirecionamento dos recursos para a realização de reparos, ao invés de ter como regra o processo de compras.

“Um dos pontos principais na busca por uma solução de gerenciamento era unificar as informações dos centros logísticos. Com o Atlante Telecom a redistribuição de peças entre as unidades logísticas se tornará mais prática, além de melhorar a capacidade de gerir o estoque e os processos”, diz Shimota.

Para isso, de acordo com Leonardo Nunes, diretor técnico da Atlante, foram definidos quais equipamentos têm maior fluxo de utilização na TIM e como seria possível simplificar a movimentação dessas peças.

“O sistema Atlante Telecom é capaz de mostrar quais itens devem ser levados para os centros de distribuição regionais, a fim de melhorar a eficiência de cobertura da empresa”, resume.

Para atender todas as necessidades da operadora, alguns dos módulos do Atlante Telecom foram customizados. Um dos diferenciais da plataforma é que ela será aberta tanto aos colaboradores da TIM quanto aos prestadores de serviço e equipes terceirizadas.