A Coopavel contratou a Sercompe para um projeto de reformulação de sua infraestrutura. Foto: Divulgação.

A Coopavel contratou a Sercompe para um projeto de reformulação de toda a sua infraestrutura. Com soluções da HPE, o projeto contemplou a substituição de ativos de rede, servidores e storage, além de todo o sistema de backup. 

O ambiente foi duplicado em dois data centers independentes e separados fisicamente, mas que dividem toda a carga de operação.  

Como plataforma para virtualização, a Coopavel adotou o sistema Hyper-V, da Microsoft. Esta foi a primeira implementação no Brasil da integração do sistema da Microsoft com a funcionalidade Peer Persistence dos equipamentos da HPE 3 PAR, que garante que os dados permaneçam íntegros e idênticos nos dois sistemas de armazenamento. 

“Desde o início da operação com as novas soluções da HPE, enfrentamos uma única queda no sistema, mas não perdemos nenhuma informação e a recuperação foi tão rápida que praticamente nem percebemos. Além disso, a performance proporcionada pelos discos SSD trouxe mais agilidade nas operações do cotidiano” destaca o gerente de TI da Coopavel, Rogerio Aver. 

Com as soluções adotadas, a infraestrutura de TI da Coopavel está preparada para suportar o crescimento projetado para os próximos cinco anos. 

"Estamos satisfeitos com os resultados das soluções adotadas. Além da redução de espaço físico e consumo de energia elétrica, a infraestrutura atual nos permite recuperação rápida em caso de falhas", detalha Aver.

Foram onze meses entre desenho de arquitetura, testes de conceito e implementação da solução. Com a nova infraestrutura em plena atividade, o investimento no projeto trouxe retornos com todas as operações automatizadas e processos integrados. 

“A Coopavel vem investindo ano após ano na qualidade dos produtos e serviços prestados aos seus associados e clientes, sendo que esse projeto visa prover operações mais seguras, ágeis e confiáveis para que a área de TI possa estar cada vez mais alinhada aos objetivos da empresa e suportar nosso crescimento de forma integrada”, comenta Dilvo Grolli, diretor-presidente da Coopavel. 

A infraestrutura da Coopavel atende à 26 filiais e 10 indústrias. Com faturamento anual de R$ 1,95 bilhão, a cooperativa foi fundada em 1970 por um grupo de 45 agricultores. 

Com sede em Cascavel, no Paraná, a Coopavel tem mais de 4,6 mil associados e cerca de 5,2 mil colaboradores diretos

Sediada em Joinville, a Sercompe tem filiais em Caxias do Sul, Curitiba, Maringá, Blumenau, São Paulo e Porto Alegre.