Fundo busca pequenas e médias empresas para investimento. Foto: flickr.com/photos/darrentunnicliff.

A Desenvolve SP lançou o Fundo Inovação Paulista, que será gerido pela SP Ventures. O perfil de negócios procurado pelo fundo são empresas inovadoras com sede no mesmo estado, faturamento anual de até R$ 3,5 milhões e atuação em áreas como tecnologias agrícolas, tecnologias para área médica, TI, novos materiais e nanotecnologia.

“Serão selecionadas de 12 a 15 pequenas e médias empresas para investimento, com atuação em áreas como tecnologia da informação, nanotecnologia, fotônica e ciências da vida. Nosso objetivo é dar condições para que elas transformem suas ideias em produtos inovadores e cresçam, contribuindo para o desenvolvimento do estado”, conta Milton Luiz de Melo Santos, presidente da Desenvolve SP.

A Fapesp, Finep, Sebrae-SP e Corporación Andina de Fomento também são investidores, de acordo com a Lavca

O fundo irá comprar participação minoritária das empresas, com aplicações que devem durar cerca de quatro anos. O interesse está em organizações que possam investir em centros de P&D ligados a instituições acadêmicas.

 

O Fundo Inovação Paulista faz parte do Programa São Paulo Inova, que conta também com três linhas de financiamento, duas com juros subsidiados pelo Governo do Estado. Além disso, a Desenvolve SP tem parceria com a Finep para o repasse do Programa Inovacred.