É a primeira vez que um mesmo estado garante as duas distinções no prestigiado prêmio.

O Parque Tecnológico da Unisinos (Tecnosinos) e a Incubadora de Empresas da PUC-RS (Raiar) foram eleitos os melhores do país no Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador promovido pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), em parceria com o Sebrae. 

É a primeira vez que um mesmo estado garante as duas distinções. O anuncio ocorreu na manhã desta quarta-feira, 03, em Brasília.

Esta é a segunda vez em que o Tecnosinos é reconhecido como melhor Parque Tecnológico do Brasil. A primeira foi em 2010. Vale destacar que os premiados tem um período de “quarentena” de três anos antes de poderem se inscrever novamente.

“O prêmio é um reconhecimento das ações acertadas, somadas ao conjunto de políticas do PGtec, da lei de inovação, que nos possibilitou criar o melhor ambiente para abrigar empresas no país”, comemora diretora do Tecnosinos.

Já a Incubadora Raiar é a estreante no primeiro lugar, apesar de ser uma das iniciativas do gênero mais bem sucedidas do país, com 11 anos de atuação e 60 empresas no mercado atualmente. Hoje, são 26 incubadas.

“A Raiar tem trabalhado muito fortemente na aproximação com os alunos de graduação, e no desenvolvimento de programas inovadores, como o Startup Garagem, criando condições para o surgimento de ideias empreendedoras e empreendimentos de sucesso”, afirma o diretor do Tecnopuc, Rafael Prikladnicki,

O Tecnosinos e o Tecnopuc integram o Programa Gaúcho de Parques Científicos e Tecnológicos (PGtec), que atualmente conta com 12 parques credenciados no Estado. 

No período de 2011/2014, foram apoiados 29 projetos totalizando, aproximadamente, R$ 40 milhões investidos em infraestrutura nos parques gaúchos.