A Fiat abriu a primeira unidade de seu centro de P&D. Foto: Clélio Tomaz.

A Fiat Chrysler Automobiles (FCA) abriu na quarta-feira, 2, a primeira unidade de seu novo Centro de Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação e Engenharia Automotiva. A primeira unidade inaugurada - das quatro que compõe o centro - é a de software, que fica no Porto Digital de Recife.

O centro conta com R$ 140 milhões em investimentos e espera contratar até 500 profissionais (engenheiros e técnicos) nos próximos anos. Hoje, são 210 profissionais trabalhando no local.

Com projeto que destina 6 mil m² para oficinas e laboratórios, o centro ainda contará com 3 mil m² de escritórios - sendo 1 mil m² do centro de software.

O espaço já inaugurado é dedicado exclusivamente à concepção e ao desenvolvimento de softwares automotivos para controle de motores e transmissões (powertrain). Esta é a primeira unidade da FCA com foco no desenvolvimento de softwares na América Latina.

“Esse Centro será um marco de localização de produção de inteligência automotiva no Brasil, criando novos sistemas e soluções para os automóveis produzidos pela Fiat Chrysler Automobiles em todo o mundo”, destaca Stefan Ketter, presidente da FCA para a América Latina.

O ambiente será focado no desenvolvimento de programas para proporcionar maior eficiência energética, redução do consumo de combustível e da emissão de gases, além de maior dirigibilidade, aprimorando o desempenho do conjunto motor-transmissão. 

“Os carros, cada vez mais, são equipados com centrais de controle de comando que controlam o fluxo de combustível, a taxa de transmissão, determinam o consumo, controlam o desempenho, entre outros fatores. Essas funções são executada por softwares complexos, cujo desenvolvimento se torna um elemento chave no desenvolvimento da indústria”, destaca Egon Daxbacher, gerente de Implantação do novo centro da FCA em Pernambuco.

Além do Centro de Software, o Centro de Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação e Engenharia Automotiva conta com outras três unidades: Projetos, Centro de Testes Veiculares e Campo de Provas. 

A área de Projetos é a responsável pela concepção e elaboração dos desenhos dos componentes, motores e transmissões através de operações computadorizadas.

Já o Centro de Testes Veiculares é o local onde os veículos destinados ao desenvolvimento (veículos não comerciais) e os protótipos, já com os componentes e softwares desenvolvidos, são testados em áreas como tráfego nas ruas, análises de materiais e de sistemas nas oficinas, bem como ensaios nos laboratórios.

O Campo de Provas da Fiat ficará no perímetro do Polo Automotivo Jeep, inaugurado em abril em Goiana. O espaço será formado por um conjunto de pistas e laboratórios a céu aberto. A construção dessa unidade está em andamento.

O Porto Digital, em Recife, é formado por mais de 250 empreendimentos e instituições nas áreas de TIC e economia criativa, duas incubadoras, duas aceleradoras e dois institutos de pesquisa.