A varejista tem 166 filiais em 20 estados. Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Havan, uma das maiores redes varejistas do Brasil, adotou as soluções de identificação por radiofrequência (RFID) da Zebra Technologies para gerenciar mais de 350 mil unidades de estoque (SKUs).

Até então, a companhia tinha dificuldades para receber, encontrar e selecionar produtos, além de enfrentar o desafio de ler códigos de barras mal impressos. Para resolver a questão, a varejista selecionou impressoras e sleds Zebra RFID.

Os modelos RFID ZT410 etiquetam produtos na fábrica dos fornecedores, enquanto as impressoras RFID ZT230 e RFD8500 identificam, rastreiam e localizam produtos nas lojas e centros de distribuição.

Com o aumento na visibilidade operacional, a empresa reduziu o tempo de ciclos de contagem de estoque em 97% e aumentou a precisão dos pedidos para 99%.

“As soluções RFID da Zebra têm sido um sucesso para o nosso negócio, para os nossos colaboradores e para os fornecedores, que adotaram rapidamente a tecnologia, melhorando a visibilidade do estoque e entregando um serviço melhor e mais rápido aos nossos clientes, seja on-line ou na loja”, afirma Alexsandro Elói Venâncio, gerente de desenvolvimento de sistemas do Havan Labs.

Com o projeto, a varejista foi um dos vencedores latino-americanos do RFID Journal Awards internacional, que reconhece globalmente as implementações RFID de sucesso. 

“Estamos orgulhosos de trabalhar com a Havan, ajudando a transformar seus estoques em SKUs totalmente visíveis e a melhorar a satisfação do cliente”, afirma Vanderlei Ferreira, vice-presidente da Zebra Technologies no Brasil. 

Fundada em 1969, a Zebra está listada na Nasdaq e atua com a impressão e suprimentos especializados, escaneamento de códigos de barras, computação móvel e tablets robustos, RFID e sistemas de localização em tempo real (RTLS), entre outros serviços.

Com mais de 128 escritórios em 54 países, a companhia conta com mais de 10 mil parceiros de canais e cerca de 8,8 mil funcionários.

Apesar de ser mais conhecida pelas lojas físicas com réplicas da Estátua da Liberdade, a Havan tem uma presença digital sofisticada.

No ano passado, a empresa ficou entre as dez mais bem colocadas no Índice de Maturidade Digital (IMD) da Isobar, que avalia a forma como os consumidores são impactados e experienciam digitalmente as marcas. 

A varejista de 35 anos vem crescendo entre 40% e 50% ao ano e fechou 2020 com um faturamento de R$ 10 bilhões. No total, são 166 filiais em 20 estados para atender mais de 150 milhões de clientes anualmente.