Susan Olivier. Foto: divulgação/Dassault Systèmes

Tamanho da fonte: -A+A

A Dassault Systèmes anunciou um novo software para aumentar a sua presença no segmento de varejo, através da visualização tridimensional de produtos.

Criado com base na plataforma 3DExperience da companhia, o My Retail Theatre oferece recursos interativos de visualização 3D, aperfeiçoando a criação de produtos personalizados.

Com a solução, disponível globalmente, a companhia espera levar às empresas varejistas brasileiras novas opções de compra para consumidores, assim como reduzir a necessidade de grandes estoques.

"Como os clientes sempre esperam novos produtos e experiências de compra, os varejistas brasileiros precisam criar e cultivar relacionamentos pessoais com consumidores para manter a fidelidade à marca, o que ocorre muito na indústria da moda", afirmou a empresa em nota.

A plataforma oferece recursos como selecionar, configurar e personalizar produtos numa loja ou na web usando tablets e smartphones para personalizar calçados esportivos, joias, relógios, artigos de couro e outros bens de consumo.

“A solução oferece a melhor experiência de compra personalizada de todos os canais e leva os consumidores a irem além da pesquisa. A tecnologia, especialmente os dados de design em 3D, que vão da concepção ao consumidor, está inspirando novas maneiras de comprar", avalia Susan Olivier, VP para o Setor de Bens de Consumo e Varejo da Dassault Systèmes. 

O lançamento do Retail Theatre representa um novo passo para a Dassault Sistèmes em sua investida para crescer no varejo e marketing, setores distantes do mercado de PLM e CAD, nos quais a marca é amplamente conhecida.

Outra manobra nesta direção foi a compra da alemã Realtime Technology (RTT) em 2014. Rebatizada de 3DXcite, a solução da RTT - chamada DeltaGen - integrou funcionalidades oo Solidworks e Catia para a criação de reproduções fotorealísticas de produtos, usando texturas avançadas e simulando visualizações do produto em ambientes realistas.

Com o 3DXcite, os ativos de CAD se tornaram reutilizáveis em milhões de pontos de contato digitais, incluindo vendas, pontos de venda, showrooms interativos, flyers, ou experiências dos clientes na web. Marcas como Porsche e BMW adotaram a solução para a personalização de veículos em suas revendas, em que clientes poderiam visualizar seus veículos personalizados antes de sua fabricação.

Com cerca de 190 mil clientes em mais de 140 países, a Dassault Systèmes fechou o terceiro trimestre de 2015 com lucro líquido de €105,5 milhões. O valor é 47,6% maior que registrado no mesmo período do ano passado.