DESCANSO

Gruppen dá folga semanal a colaboradores

04/01/2022 14:40

Empresas estão apostando em relaxar um pouco a rotina do home office.

Felipe Jacobs, CEO da Gruppen, no antigo escritório. Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Gruppen IT, empresa gaúcha de tecnologia e segurança da informação, resolveu dar um turno de folga semanal para os seus cerca de 50 colaboradores, que agora trabalham de maneira remota permanentemente.

Batizado de Relax Semanal, o programa foi implantado no início de agosto com a proposta de um momento orientado ao lazer, para ir ao cinema, a um parque ou ao shopping, por exemplo (e não para lavar roupas ou ir ao banco).

No início de cada mês, os funcionários escolhem em que dias serão suas folgas, podendo optar terças, quartas ou quintas-feiras, justamente para que elas não fiquem no início nem no final da semana.

A ideia de um descanso a mais veio depois da companhia, que está 100% em home office desde o início da pandemia, decidiu não voltar mais ao presencial, desativando seis salas em Porto Alegre.

“Como os colaboradores ficam em casa todo esse tempo, detectamos que eles tinham um cansaço digital. Também tivemos acesso a alguns documentos da consultoria do Gartner que nos orientaram a justamente implementar um programa de relax semanal”, conta Felipe Jacobs, CEO da Gruppen.

Após a implantação do programa, foi realizada uma pesquisa de clima, na qual os funcionários avaliaram a empresa com a pontuação de 9,9.

“As pessoas estão extremamente satisfeitas com esse modelo. Fizemos uma pesquisa de quantos queriam voltar para o modelo híbrido ou um modelo presencial novamente e mais de 98% não querem voltar”, conta Jacobs.

Segundo o executivo, o foco não está em quando a pessoa trabalha, mas em quais resultados ela traz para a companhia, e o momento relax aumentou muito a questão do comprometimento, de estar presente quando é necessário. 

Com o anywhere office, a empresa agora tem colaboradores em diversas cidades do interior do Rio Grande do Sul, como Passo Fundo, Caxias do Sul e Nova Prata, além de estados como Paraná e Rio de Janeiro.

No início de 2022, a Gruppen ainda deve implantar um novo projeto voltado ao trabalho remoto. A ideia é oferecer uma opção de local de trabalho alternativa, mais próxima à residência do funcionário, como os coworkings.

Além disso, o objetivo da companhia é chegar a uma carga horária de até 25 horas semanais para os trabalhadores remotos até agosto.

Fundada em 2005, a Gruppen IT trabalha com as marcas VMware, Dell EMC, Microsoft, Trend Micro, Fortinet e Cisco.

Outras empresas estão implantando programas na mesma linha, como é o caso da Cortex, especializada em inteligência de dados para marketing e vendas, que vai oferecer uma semana de descanso remunerado em janeiro.

No seu programa de bem-estar, a companhia também dá folga para aniversariantes e, no chamado Dia da Família, para funcionários que têm filhos. Outra ação prevista é a concessão de um dia de folga para aqueles que estejam ativos na plataforma corporativa de atividade física.

Fundada em 2003, a Cortex possui escritórios no Rio de Janeiro e em São Paulo. Por meio de sua plataforma SaaS de Big Data Analytics, provê soluções de inteligência para clientes como Unilever, Fiat Chrysler, L'Oreal, Roche, Carrefour, Visa e Claro. 

Já a Nextios, unidade da Locaweb dedicada à computação em nuvem para o mercado B2B, foi um pouco mais modesta, oferecendo uma hora livre por semana para cada colaborador.

Depois da pandemia, a empresa também implantou reuniões mais curtas, de no máximo 45 minutos e com intervalo de 15 minutos para a próxima, além de recomendar que os funcionários fechem um período da semana sem reuniões.

No mercado desde 2003, a Nextios se chamava Locaweb Corp Cluster2GO até julho deste ano. Além da nuvem da AWS, seu portfólio de tecnologias inclui serviços de segurança e monitoramento de aplicações, entre outros.

Veja também

DIVERSIDADE
Mulheres no TI: na prática, a teoria é outra

Mesmo com mercado aquecido e diversidade em alta, reingressar no setor é difícil.

EXCLUSIVO
Butantan tem mega projeto SAP

Projeto de R$ 91,2 milhões está nos primeiros passos e inclui ampla gama de produtos.

COMPLETO
Acelen fecha mega projeto SAP

Nova dona da refinaria baiana da Petrobras fecha pacotão com a SAP.

RH
BRF digitaliza admissão

Módulo funciona integrado ao SuccessFactors da SAP e tem alcance mundial.

ERP
Benner aposta em estudantes de ciências contábeis

A empresa inseriu sua solução nos cursos de graduação e pós-graduação da PUC-PR.

COMPLIANCE
SafeSpace levanta R$ 11 milhões

Rodada foi liderada pelo fundo ABSeed Ventures com participação do DGF e investidores anjo.