Fecomerciários-MG adota Poweredge VTRX. Foto: divulgação.

A Federação dos Empregados no Comércio e Congêneres do Estado de Minas Gerais (Fecomerciários-MG) investiu na modernização de seu data center com a aquisição de servidores e storage pelo Dell PowerEdge VRTX, implementando um sistema de data center compacto na empresa.

O projeto foi realizado em janeiro de 2015, como parte da ampliação de estrutura da companhia. No projeto, o Dell PowerEdge VRTX funcionou no conceito de "private cloud in-a-box", reunindo servidores, storage, equipamentos de rede e sistemas de gerenciamento em um único chassis.

O ambiente roda servidor dedicado para controle de domínio, servidor de arquivos, redundância DNS, banco de dados, Proxy, módulos Terminal Server, aplicativos, entre outros.

Atualmente, o Dell PowerEdge VRTX utilizado pela federação inclui dois servidores blade com 64GB de memória e seis discos SAS que totalizam 3,6TB de armazenamento. Antes, a entidade contava com quatro servidores.

Segundo destaca Marcelo Neves, gerente de projetos e TI da Fecomerciários-MG, a migração gerou uma melhoria no acesso às informações e preparou a instituição para o crescimento projetado nos próximos dez anos.

"Estamos utilizando 50% da capacidade e o retorno sobre investimento do projeto é de menos de um ano. Além disso, o equipamento reduziu o tempo gasto pela equipe de TI para monitoramento dos servidores e storage. O que antes demorávamos horas, agora é feito em minutos”, complementa.

Animado com os resultados obtidos com atualização, Neves conta que já planeja migrar o atual PABX para um ambiente IP com o uso do PowerEdge VRTX. Outro projeto que deve ser viabilizado pela solução Dell é a implementação de um sistema de videomonitoramento IP, previsto para o segundo trimestre de 2015.

Para Edilson Fuzetti, diretor de soluções empresariais da Dell Brasil, o projeto com a Fecomerciarios-MG tem sido utilizado como exemplo e referência para outros clientes que estudam a implementação do Dell PowerEdge VRTX.

"Eles foram uma das primeiras organizações no Brasil a utilizar essa solução, desenhada especificamente para atender pequenas e médias empresas, assim como escritórios e filiais de grandes corporações, que buscam os mesmos recursos de avançados data centers, mas com custo e espaço reduzidos, facilidade de gerenciamento e escalabilidade”, destaca Fuzetti.