Fiesc adota soluções da HPE. Foto: divulgação.

A Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), entidade mantida e administrada pelo setor industrial catarinense, adotou soluções de storage e virtualização da Hewlett-Packard Enterprise (HPE) em um projeto realizado com a catarinense Sercompe.

Firmado no final de 2014 e implementado durante 2015, o projeto da federação envolveu o uso da solução HPE 3PAR StoreServ para otimizar o ambiente de TI responsável por suas aplicações de gestão e Intranet. O valor do projeto não foi aberto.

De acordo Sandro Demétrio, coordenador de Infraestrura da Fiesc, a nova estrutura foi necessária para agilizar processos e mudanças internas operacionais da entidade.

Por exemplo, o novo ambiente permitiu que funções de um aplicativo que demoravam três horas passassem a ser concluídas em menos de cinco minutos, ou seja, 36 vezes mais rápido.

“Ao adotarmos a solução HPE 3PAR StoreServ registramos uma redução de até 97% no tempo de resposta de algumas de nossas aplicações, solucionando questões de infraestrutura", explicou Demétrio.

Além da implementação do novo ambiente, a Sercompe também participou do processo de transferência do legado de dados da FIESC, que estava em operação, uma operação que levou cerca de dois meses para ser concluída.

Finalizada a implementação, o contrato com a HPE também envolve apoio pós-venda ao projeto. De acordo com Demétrio, o acompanhamento da empresa abre possibilidade para o uso de novas soluções da multinacional.

“Pretendemos em breve avaliar soluções que permitam a Fiesc transformar suas aplicações para uso do potencial da Cloud, desenvolvimento de projetos com analytics e Big Data, além de outras tecnologias de terceira plataforma”, revela o coordenador.

Sediada em Joinville, a Sercompe tem filiais em Caxias do Sul, Curitiba, Maringá, Blumenau, São Paulo e Porto Alegre.

A empresa é uma HP Cloud Center of Excellence (CcoE), título dado a parceiros que comprometem um investimento em construir uma espécie de showroom de tecnologia da multinacional para a nuvem.

Em 2012, a companhia inaugurou um data center em Joinville, contando 1,2 mil m2, sendo um quarto deles de piso elevado com acesso controlado. A capacidade total é 130 racks, abrigando até 5 mil servidores.