Tecnologia é cada vez mais presente na educação. Foto: Shutterstock / Monkey Business Images
A Laureate Brasil fechou um acordo com a Blackboard para uniformizar o uso de sistemas da multinacional de soluções para a área de educação nas suas 12 universidades no Brasil, totalizando mais de 250 mil estudantes.
Em nota, as empresas não informam quantas das universidades já eram clientes do produto gestão de e-learning e distribuição de conteúdo.
A Universidade Anhembi Morumbi, que com 37 mil alunos é uma das maiores instituições brasileiras ligadas à Laureate já é cliente da BlackBoard, segundo a reportagem do Baguete pode averiguar. Uma das mais prestigiadas, a BSP - Business School São Paulo, também é.
O mais provável é que a Laureate tenha fechado um acordo para levar o mesmo produto para as demais universidades, o que inclui grandes organizações como a FMU, com 90 mil alunos em São Paulo, a UniNorte com 29 mil em Manaus, e a Unifacs, com 26 mil em Salvador (as três eram usuárias do software open source Moodle).
Completam a lista instituições menores como UniRitter, Fadergs, Faculdade dos Guararapes, Universidade Potiguar - todas elas usuárias do Moodle - e IBMR, CEDEPE Business School, Faculdade Internacional da Paraíba das quais o Baguete não conseguiu descobrir qual era a ferramenta anterior, se havia alguma implantada.
De acordo com a nota das empresas, a adoção dos softwares da BlackBoard será acompanhada da criação de um Centro de Serviços Compartilhado e unificado para a administração centralizada das atividades de ensino online, a distância e híbrido das instituições.
“Estamos padronizando e otimizando nossos processos, ao oferecer uma ferramenta de ponta para nossos estudantes e time acadêmico”, afirmou Milton Camargo, vice-presidente de Ensino a Distância da Laureate Brasil.
Softwares de gestão da operação acadêmica são mais um passo na uniformização do ambiente de TI que vem sido conduzida pela Laureate Brasil nas universidades do grupo no Brasil.
Ainda em novembro do ano passado, a organização fechou um acordo com a Microsoft para dotar mais 89 mil estudantes de contas de Office 365.
Eles terão acesso aos programas Word, PowerPoint, Excel, OneNote e Outlook em até cinco dispositivos diferentes.
Esta é a segunda fase do programa, que começou com 37 mil alunos na Anhembi Morumbi, a maior instituição da Laureate no país.