Uma cena do passado? Foto: https://www.flickr.com/photos/jdlasica

A Salesforce decidiu cancelar todos os seus eventos previstos para 2020, incluindo o Dreamforce, seu maior encontro do ano, previsto para acontecer em São Francisco entre 9 e 12 de novembro.

Todo o calendário de eventos será realizado online, incluindo o Tableau Conference 2020 e as conferências de clientes World Tour.

Grandes empresas de tecnologia já haviam cancelado eventos nos estados unidos entre fevereiro e abril, e estão agora ampliando as medidas para todo o ano de 2020.

Algumas empresas inclusive foram além, como o Facebook, que estendeu os cancelamentos até junho de 2021, ou a Microsoft, que, de acordo com relatos da imprensa americana, inclusive pensa digitalizar alguns eventos de maneira permanente.

A decisão acontece na medida em que os Estados Unidos se tornam o novo centro mundial da pandemia, com 68 mil mortos até agora. 

O Dreamforce é um dos maiores eventos do calendário de tecnologia, atraindo cerca de 170 mil pessoas para São Francisco todo ano.

Organizar grandes eventos digitais não é tão fácil quanto parece, inclusive para gigantes de tecnologia.

Em março, o Google anunciou o cancelamento do Google Cloud Next '20: Digital Connect, versão digital do seu grande evento anual, previsto para acontecer no começo de abril em substituição ao evento real em São Francisco, também cancelado.

Agora é ver que reflexo esse tipo de decisão terá no Brasil, onde muitas companhias e organizações transferiram eventos para o segundo semestre, na esperança que até lá a crise do coronavírus esteja controlada.

A maioria dos organizadores optou por adiar eventos previstos para acontecerem no final de março e abril, colocando as novas datas no segundo semestre, o que na época parecia seguro.

Assim, o VTEX Day, outro evento para milhares de pessoas previsto para acontecer em São Paulo nos dias 15 e 16 de abril, foi transferido para 02 e 03 de setembro.

A IT Mídia também anunciou a transferência do IT Forum 2020, previsto para acontecer em entre os dias 17 a 21 de abril na Bahia, para 04 e 08 de setembro no mesmo local.

Eventos como o IT Symposium do Gartner e o SAP Now! também ficaram para setembro, inclusive com coincidência de datas.

Uma exceção foi Ciab Febraban, um dos maiores eventos de tecnologia do país, previsto para acontecer no final de junho e cancelado definitivamente no final de março, sem nova data em 2020. 

O primeiro grande caso de desistência de evento no segundo semestre veio da Resultados Digitais, que cancelou o RD Summit 2020, um dos maiores eventos de marketing e vendas da América Latina, previsto para acontecer em Florianópolis entre os dias 28 a 30 de outubro.

Realizado desde 2013, o evento já atraiu 40 mil visitantes, 12 mil deles só na última edição, em 2019.

“Nós não sabemos como a pandemia global do coronavírus irá evoluir, o que acontecerá nas próximas semanas e, muito menos, em outubro. Diante dessa imprevisibilidade, não podemos expor você e toda uma comunidade a nenhum risco”, resume a empresa em nota.