Mais de 150 milhões de brasileiros compram Havaianas todo ano. Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Alpargatas, fabricante das sandálias Havaianas, anunciou a aquisição da Ioasys, mineira focada em desenvolver soluções digitais para grandes marcas, por uma valor que pode chegar a R$ 200 milhões.

De acordo com o site Brazil Journal, o valor será pago ao longo de cinco anos — parte em dinheiro, parte em ações da Alpargatas.

Criada em 2012 em Belo Horizonte, a Ioasys já fez projetos para clientes como Banco Inter, Burger King, BASF, VR Benefícios, Latam Airlines, Pfizer, Localiza, Fleury, DMCard, Fundação Dom Cabral e Suvinil. 

Com a venda, os fundadores Walter Galvão Neto e Gilson Vilela Júnior continuarão à frente do negócio, que permanecerá independente, mas terá uma equipe dedicada ao crescimento da marca Havaianas.

Para dentro da Alpargatas, vão cerca de 220 colaboradores, incluindo 120 desenvolvedores, bem como profissionais de UX, UI, e tecnologias agile. 

Essa prática de adquirir empresas e incorporar sua mão de obra é conhecida no mercado como acqui-hiring. Com a escassez de profissionais de tecnologia no mercado, ela tem se tornado comum entre as grandes companhias. 

Em 2019, a Loggi adquiriu o empreendimento de inteligência artificial WorldSense e a Gympass comprou a Flaner desta maneira. No ano passado, a Nubank anunciou a aquisição da Plataformatec, especializada em engenharia de software e metodologias ágeis. 

A iFood, por sua vez, comprou a Hekima, empresa de inteligência artificial, ciência de dados e big data sediada em Belo Horizonte.

Mais recentemente, em abril deste ano, o Grupo Boticário comprou a GAVB, uma companhia de tecnologia com sede em Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre, com 200 funcionários e foco em tecnologias como inteligência artificial, big data, cloud e devops.

A Ioasys deve colaborar com a Alpargatas em três grandes frentes: aceleração do CRM, serviços omnichannel e recorrência.

Na área de relacionamento com o cliente, a Havaianas quer oferecer editoriais de moda e estilo, acesso a promoções e lançamentos customizados, assim como engajamento com atividades da marca — abrindo caminho para o cross-selling de produtos de vestuário e acessórios. 

Em relação aos serviços omnichannel, a Alpargatas já está implantando o click and collect e o ship from store em todas as suas 487 lojas no Brasil e 200 lojas no exterior. 

A empresa adquirida deve criar outras experiências, incluindo a chamada prateleira infinita, que permite ao cliente ter acesso a todos os SKUs da marca — mesmo que a loja física não os tenha em estoque.

Além disso, a Alpargatas está pensando em novos modelos de relacionamento, como assinaturas de produtos. O principal alvo são os chamados HavaLovers, clientes heavy users que usam as sandálias e são mais propensos a experimentar outras categorias da marca.

Quanto à recorrência, a companhia quer investir em soluções digitais para facilitar que o cliente encontre tanto a loja quanto o produto que procura. A Ioasys deve bolar experiências e soluções para que isso aconteça.

A Alpargatas foi fundada em 1907 e, hoje, mais de 150 milhões de brasileiros compram pelo menos um par de Havaianas a cada ano. Nove em cada 10 clientes que compram as sandálias voltam para comprar o segundo par.