TECH ROAD

Principais cidades do Sul assinam pacto por inovação

04/05/2022 22:07

Porto Alegre, Caxias do Sul, Florianópolis, Joinville e Curitiba lançaram acordo durante o South Summit.

Evento teve painel dedicado ao tema. Foto: Prefeitura de Caxias do Sul.

Tamanho da fonte: -A+A

As cidades de Porto Alegre, Caxias do Sul, Florianópolis, Joinville e Curitiba, principais polos econômicos do Sul do Brasil, firmaram um acordo de cooperação nesta quarta-feira, 4, durante o South Summit, evento global que está acontecendo na capital gaúcha.

Batizado de Tech Road, o pacto pretende formar uma rede de apoio à inovação e tecnologia na região, com o aumento de ações conjuntas de atração, geração e retenção de negócios de base tecnológica.

Os municípios também querem mostrar a qualidade, quantidade e variedade das startups, trazer novos eventos, fortalecer os que já existem e buscar investidores como aportes maiores — além da troca de boas práticas, experiências e ampla circulação de ideias.

Segundo Topazio Neto, prefeito de Florianópolis, que participou do evento através de vídeo, os polos vêm discutindo há algum tempo a possibilidade de se unir como cidades que têm características muito fortes na área de tecnologia e criar um conceito de grupo que poderia explorar todas essas potencialidades.

“Nós temos um movimento econômico enorme para atrair investidores, novas empresas, novos profissionais e temos a oferecer o que muita gente conhece da nossa região: qualidade de vida, altos níveis educacionais, boa área de saúde, convivência, lazer. Uma região realmente diferenciada”, ressaltou.

Juntos, os cinco municípios têm quase 5 milhões de habitantes e 20 mil empresas de tecnologia, que faturam mais de R$ 18 bilhões e somam 50 mil funcionários.

“Todas essas cidades estão interligadas pela capacidade de tirar a burocracia do caminho do empreendedor. Temos o mesmo propósito: trazer e atrair cada vez mais tecnologia. Não existe inovação se não houver liberdade econômica. Liberdade econômica se busca na gestão pública combatendo a burocracia”, destacou Adriano Silva, prefeito de Joinville.

Já Sebastião Melo, chefe do poder executivo em Porto Alegre, salientou o viés social da tecnologia: “inovar é empreender, ter uma cidade educadora, incluir as pessoas e, principalmente, os que mais precisam. Não há educação de ponta se não tiver inovação e tantos outros setores da vida econômica e social do país”.

Para Adiló Didomenico, prefeito de Caxias do Sul, a iniciativa representa a criação de um novo corredor tecnológico para o mundo, pois a região tem muito a oferecer. 

“Normalmente, os investidores chegam no Brasil e param em São Paulo e Rio de Janeiro. Mas a nossa região produz, tem muita inovação, muita tecnologia e, acima de tudo, vontade de ajudar e colaborar com quem quer inovar”, destacou.

Rafael Greca, prefeito de Curitiba, foi representado por Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento.

“O prefeito fala uma coisa muito importante: o que não se compartilha, se perde. E essa é a essência do que estamos fazendo hoje aqui. Estamos  compartilhando sucessos, potenciais, problemas, busca de soluções e oportunidades”, resumiu Alessi.

O South Summit é um evento criado em Madrid, em 2012, que escolheu o Brasil para a sua primeira edição fora da Espanha. Segundo a organização, o objetivo é colocar o país e a América Latina no mapa mundial da inovação. 

Realizada em Porto Alegre durante os dias 4 e 6 de maio, a conferência reúne mais de 500 palestrantes nacionais e internacionais, além de ações especiais dos patrocinadores e a final de uma competição de startups. 

Num espaço de 12 mil metros quadrados, estão cinco palcos e oito trilhas de conteúdo: Agritech & Healthcare, Industry 5.0, Fintech, Retailtech, Foodtech, Sustentability & ESG, Society, Innovation e Ecosystem. 

Veja também

AGENDA
Rio será sede do Web Summit em 2023

Mega evento de tecnologia de Lisboa terá edição na Cidade Maravilhosa em maio.

INVESTIMENTO
Joinville tem novo fundo de investimento em startups

Iniciativa Join.VC possui R$ 5 milhões em aberto.

ALTA
Joinville: número de startups cresce 41,3%

Na cidade, uma média de 24 de empresas do gênero são criadas por ano.

VELOCIDADE
TIM e Huawei vão implantar 5G em Curitiba

As duas empresas assinaram acordo de colaboração para projeto de ampla cobertura na cidade.

DATAS
South Summit adiado para maio

Coronavírus está complicando a confirmação de palestrantes para o evento.

ENCUENTRO
South Summit terá edição em Porto Alegre

Evento espanhol de grife deve acontecer no primeiro trimestre de 2022. Não confundir com o Web Summit.