Forrest Norrod, da Dell. Foto: www.flickr.com/photos/dellphotos/

A Dell deve colocar no mercado até o final do mês o PowerEdge VRTX, definido pela empresa como um “private cloud in a box”, um equipamento que combina servidor, storage e redes com o objetivo de atender a necessidade de pequenas empresas e operações remotas de empresas maiores.

Com o preço do modelo mais básico faixa dos US$ 10 mil - máquinas mais poderosas na mesma linha poderão custar duas ou três vezes mais - o VRTX tem o tamanho de um gabinete de PC e promete implementação de um sistema com 100 máquinas virtualizadas e 50 TB de storage em um prazo de até três horas.

“O VTRX funciona numa tomada comum e faz tão pouco barulho que pode ser instalado numa biblioteca”, garante Forrest Norrod, gerente geral de soluções para servidores da Dell, que apresentou a novidade nesta terça-feira, 04, durante o Dell Enterprise Forum, realizado em San José, nos Estados Unidos.

De acordo com a companhia, o VTRX ocupa 75% menos espaço do que a oferta equivalente da concorrente HP, ao mesmo tempo em que oferecer quatro vezes mais processadores core instalados.  A estrutura do hardware é o mesma do resto da linha PowerEdge.

“A concorrência vai demorar pelo menos um ano para lançar algo parecido”, acredita Marius Haas, presidente de Enterprise Solutions da Dell.

No entanto, é preciso entender que o lançamento é focado em um uso bastante específico e stand alone. Existe a possibilidade de adicionar storage extra, mas a ideia não é clusterizar a novidade dentro de um data center, frisa Norrod.

Nos últimos seis meses, 200 clientes usaram o VTRX em fase de testes. Um deles foi na divisão de gerenciamento de processos industriais da multinacional Emerson, dona de um faturamento de US$ 24,4 bilhões em 2012.

Na empresa, os equipamentos substituíram combinações de storage, switches e servidores que podiam levar até 16h para serem implementadas em plantas industriais de clientes. O VTRX tem 86% menos cabos do que uma estrutura desse tipo, afirma a Dell.

Outro caso de uso, que demonstra a versatilidade do conceito “cloud in a box”, é em uma grande firma de advocacia americana, que, de acordo com Norrod, leva o VTRX para os quartos de hotel nos quais estabelece escritórios temporários durante julgamentos fora da sede.

De acordo com projeções do IDC, o gasto de empresas de TI com sistemas convergentes como esse deve crescer mais de 54% durante o período 2011-16.

* Maurício Renner cobre o Dell Enterprise Forum em San José à convite da Dell.