Salesforce põe a mão no bolso e leva ExactTarget. Foto: divulgação.

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A Salesforce, desenvolvedora de sistemas de gestão na nuvem, anunciou nesta terça-feira, 04, a aquisição da ExactTarget, empresa de cloud marketing. O valor da compra é de US$ 2,5 bilhões.

Segundo divulgado em nota, a Salesforce iniciará a compra das ações da ExactTarget, iniciando por US$ 33,75 por ação, com pagamento à vista. A transação já foi aprovada pelo conselho de ambas as companhias.

Entre os clientes da ExactTarget estão empresas como Coca-Cola, Nike e The Gap. Mesmo assim, a empresa teve perdas de US$ 21 milhões em 2012, apesar da renda acumulada de US$ 292 milhões.

Para a Salesforce, o movimento reflete o "aumento dramático" da participação dos clientes e suas interações sociais nos negócios.

"O uso de redes sociais, dispositivos móveis e novas tecnologias estão causando uma revolução no marketing, e orçamentos previstos para mídias tradicionais estão se transferindo para campanhas digitais", destaca a empresa.

De acordo com o Gartner, até 2015 as empresas já terão um terço de seus orçamentos de marketing destinado à midia digital, e até 2017 os CMOs já gastarão mais em TI do que os CIOs.

Segundo destaca o site All Things D, o acordo mostra o peso que os softwares de marketing na nuvem tem atualmente. A compra não é a primeira da Salesforce neste segmento, mas é a maior, ultrapassando os US$ 745 milhões gastos na Buddy Media em 2012.

E não é só a Salesforce que está gastando grandes quantias de olho no cloud marketing. A IBM comprou a Unica em em 2010 e, no ano passado, a Oracle gastou US$ 871 milhões para adquirir a Eloqua.