Bionexo é um marketplace para a área de saúde. Foto: Pixabay.

A Bionexo, marketplace online para o setor de saúde, mudou toda sua plataforma de interação entre compradores e vendedores em um projeto para o qual contratou a consultoria da Plataformatec.

Assim, saiu de cena uma plataforma “monolítica e pouco estruturada” e entrou no lugar uma que permite “desenvolver aplicações web de forma mais dinâmica”, na explicação da Plataformatec.

A migração envolveu 880 customizações, além de integrações entre as plataformas antiga e nova. 

A migração dos fornecedores já foi completamente executada, tendo sido finalizada em dezembro de 2016. Neste ano, foi iniciada a migração dos compradores, que será concluída em 2019.

A Bionexo tem de um lado cerca de 1,5 mil hospitais, clínicas, secretarias de saúde e outras instituições e de outro 20 mil fornecedores de medicamentos e materiais médicos, uniformes, alimentação, materiais de escritório e informática, e todos os outras classes de produtos necessárias para a operação adequada das companhias do setor.

A empresa está presente no  Brasil, Argentina, Colômbia, Espanha e México, realizando cerca de 2,5 mil cotações diárias em sua plataforma. Foram R$ 8 bilhões em transações no ano passado, com meta de chegar a R$ 10 bilhões em 2018.

“Era necessário algo que fosse mais modular, escalável e expandisse junto com o crescimento da empresa”, explica Renato Guimarães, gerente de desenvolvimento de sistemas da Bionexo. 

Junto com a simplificação do sistema, a simplificou também seu modelo de negócio, reduzindo um pacote de 20 planos de assinaturas diferentes para apenas quatro. 

A partir da parceria com a Plataformatec, a Bionexo pôde otimizar sua operação interna, com a introdução do conceito agile, o qual prevê melhores práticas de desenvolvimento, metodologia e procedimentos, assim como mensurar e a entender melhor a previsibilidade de entregas de software. 

“A Plataformatec nos auxiliou muito no desenvolvimento e na evolução de nossos produtos digitais, que são a base de receita do nosso negócio”, afirma Guimarães.

Sediada em São Paulo, a Plataformatec é uma das referências no país em Ruby on Rails e desenvolvimento ágil. Mais recentemente, a companhia vem aparecendo devido ao sucesso do Elixir, uma linguagem de programação criada por um dos seus fundadores, José Valim, que vem adquirindo fama internacional, com cases de uso em grandes empresas americanas como Zappos e Pinterest.