BSC é bem mais organizado na Cristófoli, graças ao Channel. Foto: Flickr.com/63490673@N03

A Cristófoli, fabricante de equipamentos de biossegurança com sede em Campo Mourão, no Paraná, com faturamento anual na casa dos R$ 40 milhões, fechou um contrato de Balanced Scorecard (BSC) com a catarinense JExperts.

O trabalho envolve a implantação dos módulos de estratégia e projetos da plataforma Channel, e integra o “Sinergia”, projeto lançado pela fábrica paranaense para otimizar e impulsionar suas ações de governança no período 2013 a 2017.

A Cristófoli já utilizava um BSC, mas, segundo o gerente de Planejamento Estratégico da companhia, Fernando Ortega de Figueiredo, a ferramenta não mensurava objetivos por indicadores capazes de rastrear os processos até a operação.

A decisão final pela troca de plataforma veio em setembro de 2012, quando a empresa realizou uma pesquisa de Grau de Orientação Estratégica (GROE), que revelou que 81% dos funcionários tinham pouco ou nenhum conhecimento do BSC e 58% declararam ter dificuldade para compreender dados e relatórios divulgados nos painéis da ferramenta.

“O resultado da GROE foi um marco em nossa decisão sobre a mudança de rumo no gerenciamento. A partir daí, construímos o conceito do Sinergia e percebemos que necessitávamos de um software que atendesse a demanda da tradução, alinhamento e desdobramento da estratégia corporativa”, diz Figueiredo.

Com a plataforma da JExperts, o gerente comenta que hoje cada setor ou unidade de negócio da empresa está capacitado a efetuar inputs no Channel e conduzir ações segmentadas, o que trouxe queda na média de atraso das solicitações de serviços e no tempo de envio de peças em garantia.

Outro benefício trazido pela ferramenta foi o aumento do cumprimento das solicitações de serviço e da produtividade na linha de montagem.

“Analisamos os dados contidos na plataforma a partir da visualização no ícone Hierarquia de Indicadores, e, com estas informações em mãos, realizamos reuniões de onde procedem as iniciativas estratégicas”, comenta Figueiredo.

Fundada em 1991, a Cristófoli tem como carro-chefe a fabricação de autoclaves de mesa, tendo fabricado mais de 150 mil equipamentos, que são vendidos para o Brasil e mais de 30 países para onde exporta.

A companhia emprega mais de 150 colaboradores na sede paranaense.

Já a JExperts fornece, além do Channel, serviços de fábrica de software, desenvolvimento de projetos de software on demand, consultoria e capacitação executiva junto à associada VEC – Valor e Competência.