Tiago Moreira Totti, responsável pelo projeto na DBServer.

A DBServer, empresa de desenvolvimento de software sediada em Porto Alegre, trabalhou com o R&D Center-Brazil de HPE na criação de SDKs e integração com ferramentas de infraestrutura como código para o HPE OneView, solução de gestão de infra de TI da multinacional.

O trabalho, desenvolvido ao longo de 13 meses, foi definido para integrar o HPE OneView com a ferramenta de gerenciamento de configuração (automação e DevOps) Ansible, que permite a criação de provisionamento de infraestrutura através de scripts. 

Dessa forma, os clientes que já utilizam esta ferramenta investem menos tempo ao integrar produtos dentro de seus ambientes.

“Ao criar interoperabilidade entre as aplicações e o HPE OneView usando a API Unificada, a HPE ajuda seus clientes a construir uma ponte entre as abordagens tradicionais de TI e os novos modelos de negócios digitais” destaca Tiago Moreira Totti, consultor na DBServer e gestor responsável pelo projeto.

Para concretizar a solução como um todo, a DBServer utilizou as melhores práticas DevOps sob o prisma da cultura ágil. 

A equipe, formada por cinco pessoas, também foi responsável pelo desenvolvimento de melhorias e novas funcionalidades para os SDKs de Python e Java, bem como para a integração já existente com a ferramenta Puppet.

A HPE tem parte da sua operação de pesquisa e desenvolvimento no Tecnopuc,  parque tecnológico da PUC-RS em Porto Alegre, a partir do qual também trabalha a DBServer. 

A empresa gaúcha é uma fornecedora de longa data da HP, antes mesmo da divisão da companhia em HPE e HP Inc em 2015. 

A então HP foi uma das primeiras multinacionais a se instalarem no Tecnopuc, no começo dos anos 2000.

Com cerca de 400 funcionários, a DBServer é uma das maiores companhias do segmento no Rio Grande do Sul, atendendo clientes como Ipiranga, Randon, Unicred, Sicredi, Banrisul e Lojas Renner.