Rafael Pereira. Foto: divulgação.
O Brasil é o mais recente país a entrar na mira da Enova, companhia norte-americana especializada em empréstimos 100% online, que chega para integrar o mercado de empresas de TI focada em serviços financeiros - as chamadas fintechs.
Com operação em cinco países, a Enova está no Brasil desde meados do ano passado, mas somente agora oficializou o início de suas operações, oferecendo créditos de R$ 500 a R$ 2,5 mil, que segundo a empresa, são liberados totalmente online na conta do cliente. Até 2017, o plano da empresa é ter 1 milhão de usuários no país.
Para funcionar no país, com um mercado financeiro bastante regulado, a companhia firmou uma parceria com a Sorocred, banco paulista que atua nacionalmente através do serviço financeiro Simplic. Os serviços da Enova funcionam através do uso da marca Simplic.
Conforme explica Rafael Pereira, diretor da Enova no país, a plataforma proprietária da empresa usa mais de duzentas variáveis de diversas fontes de dados e processá-las a tempo de responder à solicitação do cliente em segundos.
"Passamos este tempo refinando a ferramenta, alimentando-a com dados já utilizados comumente no sistema financeiro local, assim como outros cadastros e dados não estruturados, construindo isso sobre a base que trouxemos do exterior", explicou Pereira.
Conforme aponta o diretor, o modelo da Enova considera dados não convencionais, como o comportamento do cliente no site ao efetuar seu pedido de empréstimo e redes sociais. Segundo ele, isso permite emprestar a um grupo de clientes que nem sempre tem acesso a crédito.
Pereira, que tem um histórico profissional com passagens por divisões de serviços e projetos em empresas de TI como KPMG, IBM e BRQ, atesta que a multinacional tem boas expectativas em relação ao Brasil.