ANALYTICS

Hidrelétrica Santo Antônio adota Elipse

04/09/2015 10:35

O Elipse Plant Manager foi instalado para coletar todas as informações da usina.

A Hidrelétrica Santo Antônio adotou o Elipse Plant Manager com consultoria da Automalógica. Foto: Divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Hidrelétrica Santo Antônio, uma obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal, adotou o Elipse Plant Manager (EPM) com consultoria da Automalógica.

O funcionamento da Hidrelétrica Santo Antônio depende de uma série de atividades, entre elas as relacionadas à operação e manutenção das turbinas. Antes, os dados operacionais das turbinas não eram gerados de forma centralizada, cabendo à equipe da usina coletá-los, um a um, e depois colocá-los em uma planilha para realizar as análises. 

Além de onerosas, as atividades dificultavam a obtenção de respostas rápidas e concisas sobre eventos sistêmicos, como desligamentos de uma unidade geradora, por exemplo.

Em dezembro de 2014, o EPM foi instalado com o propósito de coletar todas as informações da usina, tanto digitais quanto analógicas, provenientes dos sistemas auxiliares, unidades geradoras, dados de transmissão e dos demais equipamentos da planta. 

Capaz de armazenar grande quantidade de dados por meio de séries temporais, o software permite acessar as variáveis de forma contextualizada, além de prover alto desempenho nas consultas.

Atualmente, o EPM monitora mais de 50 mil tags da usina e, até dezembro de 2015, a previsão é que sejam monitoradas em torno de 120 mil.

A arquitetura do sistema da usina possui mais de 50 UAC’s (Unidades de Aquisição e Controle), responsáveis por ler os dados das unidades geradoras. Estas são constituídas de sete servidores de medição, que recebem os dados das UAC’s, e um sistema supervisório redundante, cujas telas e comandos são acessados por meio de uma sala de operações da própria usina. 

O EPM está instalado junto a um sistema de virtualização em cluster com dois servidores e um storage para armazenamento das máquinas virtuais e dados. Já o banco de dados foi implementado como um serviço virtualizado. 

Além disso, foi criada uma máquina virtual com o EPM, que utiliza o banco de dados do cluster para armazenamento e o E3 Gateway para a coleta dos dados do sistema supervisório e das UAC’s.

Atualmente, a equipe utiliza o ChartAnalysis do EPM Studio para visualizar as informações da usina, possibilitando navegar rapidamente no tempo em busca de comportamentos e padrões específicos. Além desta ferramenta, também utilizam o DatasetAnalysis, que oferece um ambiente voltado a um maior detalhamento das análises.

A Hidrelétrica Santo Antônio é uma obra estratégica do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. Para implantação e operação da usina, foi criada a Santo Antônio Energia, conglomerado composto por Furnas Centrais Elétricas (39%), Caixa FIP Amazônia Energia (20%), Odebrecht Energia do Brasil (18,6%), SAAG Investimentos (12,4%) e Cemig Geração e Transmissão (10%).

A usina entrou em funcionamento em 2012. Hoje, com 32 turbinas, possui capacidade de geração de cerca de 2.270 MW. Parte desta energia é fornecida aos estados do Acre e de Rondônia, por meio de uma linha direta. 

Pelo linhão de corrente contínua do rio Madeira, a energia chega à cidade de Araraquara, no interior paulista, a partir de onde é fornecida ao sudeste e demais regiões brasileiras através do Sistema Interligado Nacional (SIN). 

A conclusão da obra está prevista para novembro de 2016, quando passará a operar com 50 turbinas, atingindo uma capacidade de geração de 3.568 MW.

Veja também

MANUFATURA
AV Manufacturing amplia com Elipse

Montadora de componentes mecânicos realizou projeto de ampliação de recursos da solução E3.

MONITORAMENTO
Elipse: solução em universidade em Taiwan

National Taiwan University adotou o Elipse Power para evitar problemas em sua rede de subestações elétricas.

GESTÃO
Águas Guariroba: mobilidade com Elipse

A Águas Guariroba adotou o Elipse Mobile para acessar dados de gerenciamento remoto.

ENERGIA
CEMAR adota solução da Elipse Software

O módulo self-healing foi implementado com os equipamentos localizados na cidade de São Luís.

FRIGORÍFICO
Friato: E3 para controlar temperatura

A Império Automação foi a responsável pela instalação e customização da aplicação no projeto.

ENERGIA
CPFL: automação de rede com Silver Spring

Plataforma da Silver Spring supervisiona 600 pontos de rede em tempo real.

DIGICON
Laguna adota parquímetros solares

A tecnologia vai gerenciar mais de 2,9 mil vagas de estacionamento rotativo no município.

PROJECT SUNROOF
Google auxilia no uso de energia solar

O projeto está sendo testado em São Francisco e em Boston.

DOCUMENTOS
Belo Monte gere obra com Construtivo

Solução cuida do fluxo de documentos da construção, operação e manutenção do "Linhão" da usina.