A TASS fornece software de simulação e serviços de engenharia para a indústria automotiva. Foto: Divulgação.

A Siemens firmou um acordo para comprar a TASS International, fornecedora global de software de simulação e serviços de engenharia e teste voltados principalmente para a indústria automotiva.

A companhia atua com enfoque em carros autônomos, segurança integrada, sistemas avançados de assistência ao condutor (ADAS) e modelagem de pneus.

Com sede na Holanda, a TASS International desenvolveu um conjunto de soluções que a Siemens espera aproveitar para consolidar seu portfólio de software de gerenciamento de ciclo de vida de produtos (PLM).

"A indústria automotiva é um dos focos principais da Siemens, então a aquisição da TASS International é outro exemplo de nosso compromisso de oferecer um portfólio completo de soluções para a empresa digital, permitindo que as empresas automotivas se beneficiem plenamente de todas as oportunidades da digitalização", afirma Jan Mrosik, CEO da Divisão de Fábrica Digital da Siemens. 

Com os sistemas de segurança ativa e assistência ao motorista se tornando cada vez mais o padrão na indústria automotiva, as tendências em veículos autônomos e conectados estabelecem novos requisitos para a validação e verificação física e virtual dos veículos automotores.

"O portfólio da Siemens PLM Software oferece uma grande oportunidade para a TASS International e seus clientes de acelerar o desenvolvimento de aplicações de segurança crítica na área de veículos automatizados e conectados. Nossos serviços de engenharia e teste atingirão um público maior com a presença global da Siemens", completa Jan van den Oetelaar, CEO da TASS International. 

A TASS International oferece o software PreScan, com o qual fabricantes de automóveis, fornecedores e agências governamentais podem simular cenários de tráfego complexos e validar virtualmente soluções para veículos autônomos e sistemas avançados de assistência ao motorista. 

Já o software Madymo atua em modelagem de segurança dos ocupantes do veículo, a TASS International pode simular o impacto de um acidente de carro no corpo humano. Enquanto isso, o software Delft-Tyre da TASS International fornece modelos de pneus precisos para a dinâmica do veículo e simulações de uso e manuseio.

O software de simulação da TASS International será incorporado ao portfólio de soluções de simulação do Simcenter da Siemens e soluções de automação de projeto eletrônico (EDA) da organização Mentor Graphics recentemente adquirida.

A Siemens terá 100% do capital social da TASS International e integrará a empresa a sua unidade de negócios de software PLM, que faz parte da Divisão de Fábrica Digital. 

A TASS International tem aproximadamente 200 funcionários e faturamento anual de € 27 milhões.