O novo laboratório da Totvs fica na região conhecida como Research Triangle. Foto: researchtriangle.org

A Totvs tem uma nova iniciativa nos Estados Unidos com a abertura de uma unidade do Totvs Labs em Raleigh, no estado da Carolina do Norte. A cidade fica em uma das principais regiões de tecnologia e pesquisa dos EUA.

O novo laboratório abrigará uma equipe de pesquisa focada em áreas como visão computacional, processamento de linguagem natural, computação distribuída e UX design, além de projetos de inovação (como a Carol, plataforma de inteligência artificial da Totvs, e programas de imersão tecnológica para clientes).

A cidade de Raleigh fica próxima do Research Triangle Park (RTP), o maior parque de pesquisa científica nos Estados Unidos. No local, 50% da população é composta por bacharéis e 20% têm doutorado. 

Os talentos e recursos de destaque na região tem relação com a proximidade de três grandes universidades: Duke University, University of North Carolina at Chapel Hill e North Carolina State University.

Entre as mais de 300 empresas presentes no Research Triangle Park estão nomes como BASF, Cisco, Dell EMC, IBM, Lenovo e NetApp, além de cerca de 100 empresas das áreas de biotecnologia e biologia.

O parque é liderado pela Research Triangle Foundation, que busca facilitar a colaboração entre as indústrias, universidades e profissionais da região. As empresas localizadas no RTP reúnem um total de 55 mil funcionários.

“Fomos a primeira empresa da América Latina a se estabelecer no Vale do Silício e é com esse mesmo espírito que estamos chegando a uma das regiões tecnológicas que mais cresce nos Estados Unidos. A área é rica em profissionais capacitados que desenvolvem avanços em inteligência artificial, um dos nossos focos principais, para várias empresas do mundo. Nesse novo local, alcançaremos também maior eficiência financeira para projetos de P&D,” destaca Vicente Goetten, diretor executivo do Totvs Labs.

Goetten já liderava os laboratórios de inovação da Totvs quando a companhia abriu a primeira unidade americana da iniciativa. O profissional entrou na Datasul, como gerente executivo de vendas, em 2008.

O primeiro Totvs Labs nos Estados Unidos foi aberto em 2012, em Mountain View, na Califórnia. Desde então, a unidade estuda tendências e desenvolve produtos em áreas como computação distribuída, big data e inteligência artificial.

Nos Estados Unidos, a Totvs também inaugurou em 2017 um escritório em Weston, um subúrbio afluente de Miami, onde também estão sediadas empresas como DHL, Marriott International, Mondelez e LATAM, além da Ultimate Software, uma empresa americana de soluções de RH na nuvem com mais de 1 mil funcionários.