SÉRIE

CVC sofre ataque cibernético

04/10/2021 04:48

Hackers prejudicam atendimento da CVC e Submarino Viagens.

Cena do crime. Foto: Divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A CVC Corp, dona da CVC, a maior agência de viagens do país, e do Submarino Viagens, um dos maiores sites de comparação de preços de passagens aéreas, sofreu um ataque hacker neste sábado, 2.

Em notas idênticas publicadas nos sites de ambas empresas, a CVC Corp afirma que foi “vítima de um ataque cibernético” e “prontamente ativou todos os seus protocolos de segurança”. 

A CVC também afirma que está atuando “de forma diligente” para “mitigar os efeitos do ocorrido e preservar a continuidade dos seus negócios”.

Não está muito claro de que tipo de ataque se trata, a que sistemas os hackers tiveram acesso, ou a extensão dos possíveis danos ou roubo de dados.

O texto afirma que o embarque de clientes com viagens marcadas e as reservas confirmadas não foram impactadas, o que seria o principal. Por outro lado, a central de atendimento está indisponível.

De acordo com o site Poder360, durante o domingo, o site da CVC e da CVC Holding esteve fora do ar ao longo do domingo, 3. Na manhã dessa segunda, 4, ambos estão novamente online.

O ataque não poderia vir em pior hora para a CVC, no momento em que o mercado de turismo começa a voltar ao normal depois de meses de pandemia.

No começo da crise do coronavírus, em março de 2020, a empresa fez um corte 50% nos seus custos recorrentes, segundo informou na época o Brazil Journal. 

As medidas incluíram redução de  salário da diretoria e do conselho em 50%, redução na jornada de trabalho dos funcionários em 50% e suspensão de novas contratações e promoções, além do postergamento de todos os investimentos não prioritários e o renegociamento de termos e prazos com os fornecedores.

Por outro lado, a CVC não está sozinha. Já alguns meses ataques desse tipo vem se repetindo de maneira recorrente.

De acordo com o relatório de ameaças cibernéticas da SonicWall, o Brasil foi o 5º país com mais ataques de ransomware no 1º semestre de 2021.

Veja também

PROJETOS
Falconi terá negócio de segurança da informação

Gigante de consultoria fareja oportunidade de mercado em meio a onda de ataques.

NOMES
Lojas Renner tem novo gerente de segurança

Contratação não tem a ver com o ataque, diz a varejista. 

SEGURANÇA
Nubank procura bugs com HackerOne

O banco digital vai recompensar pesquisadores que encontrarem vulnerabilidades em seu aplicativo.

QUEDA
O que aconteceu no Banco do Brasil?

Banco fala em “falha em processamento”, site revela problemas no mainframe.

BOLA FORA?
Ex-jogador é acusado na Operação Criptoshow

Anderson Oliveira, ex-Grêmio e Inter, estaria envolvido em desvios que totalizam R$ 35 milhões.

SEGURANÇA
Polícia Civil faz apreensão no caso TJ

Segundo jornal gaúcho, ataque pode ter partido de dentro do próprio Tribunal.