CAIU?

Nubank tem falha no pagamento de boletos

04/10/2021 17:04

A fintech apresentou um problema parecido no ano passado, também devido a uma “oscilação”.

Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

O Nubank confirmou na tarde desta segunda-feira, 4, uma “oscilação nos pagamentos de boletos” através da conta da fintech após as reclamações de usuários estarem entre os assuntos mais comentados do Twitter.

De acordo com o site DownDetector, a falha começou por volta das 10h, teve seu pico de reclamações em torno das 13h e continua ativa até o momento da publicação desta notícia.

Através da rede social, o banco informou que está “trabalhando para resolver o mais rápido possível” e, caso o pagamento conste como "pendente", basta aguardar. Se o pagamento não for concluído, a recomendação é que os clientes tentem mais tarde.

A maior parte dos relatos no DownDetector (70%) aponta justamente para o pagamento de contas, mas 15% relataram falha no login do aplicativo móvel e 15%, do mobile banking de forma geral.

O portal informa que as notificações partiram de diversas regiões do país, incluindo capitais como Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife e Fortaleza.

A falha acontece ao mesmo tempo em que WhatsApp, Facebook e Instagram estão fora do ar.

No ano passado, o sistema do Nubank também enfrentou problemas no pagamento de boletos devido a uma oscilação: o banco confirmou o pagamento de algumas contas para os usuários, mas atrasou o repasse para os recebedores.

A situação teria acontecido por conta de uma falha na comunicação com os servidores nacionais de pagamento. Na ocasião, a fintech prometeu arcar com possíveis encargos de atrasos.

Já o Banco do Brasil enfrentou outro tipo de incidente em agosto deste ano, quando ficou fora do ar por problemas que duraram cerca de 14 horas. 

Segundo relatos nas redes sociais, a falha afetou pagamentos digitais, uso de cartão, acesso ao site e ao aplicativo e a retirada de dinheiro no caixa.

Em uma nota oficial, o banco falou apenas em “dificuldades de acesso causadas em decorrência de falha em processamento utilizado pelo banco”.

O Itaú Unibanco, por sua vez, teve um “erro sistêmico” que gerou transferências duplicadas, totalizando quase R$ 1 milhão enviados indevidamente via Pix.

Agora, o banco está processando instituições como Banco do Brasil, Bradesco, Sicredi, Bancoob, Nubank, Banco Original e Banco Inter para receber o dinheiro de volta.

Veja também

MEDIDAS
Gol bloqueia emails da CVC

Companhia aérea entrou em "alerta máximo" depois de ataque hacker na CVC Group.

SEGURANÇA
BC limita transações noturnas via Pix

Medida visa combater crimes envolvendo a plataforma

SÉRIE
CVC sofre ataque cibernético

Hackers prejudicam atendimento da CVC e Submarino Viagens.

REVOLUCIÓN
Venezuela cria o bolívar digital

Governo corta 6 zeros da moeda e investe em digitalização de dinheiro sem valor.

ATAQUE
Vazam 395 mil chaves PIX

Dados foram obtidos por meio de ataque ao Banese, banco estatal do Sergipe.

SEGURANÇA
RS: 70% das empresas são vulneráveis

Netfive fez um estudo com 100 empresas médias e grandes no estado.