UOL está se reposicionando.

A UOL Diveo anunciou nesta terça-feira, 04, um “novo posicionamento de mercado” visando “consolidar a liderança no mercado de outsourcing de TI”, que, na prática, envolveu uma dança das cadeiras dentro da organização.

A empresa trouxe Luiz Vianna, ex-diretor da unidade britânica da multinacional de virtualização Virtustream, para assumir o cargo de diretor comercial para contas estratégicas. Vianna tem passagem por uma série de players tradicionais do mercado de TI, incluindo  Infor, SAP, Siebel e Oracle.

Também foram feitas duas promoções. Eduardo Maldonado, com 14 anos de Grupo UOL, antes diretor geral de UOL Cloud, foi promovido para a CTO (do inglês Chief Technology Officer) da empresa como um todo.

Eblen Kalil Neto foi promovido de diretor da unidade de negócios de pagamentos online à diretor comercial de contas especiais. Kalil foi um dos fundadores do Uni5, empresa de soluções fiscais adquirida pelo UOL em 2009.

As promoções foram precedidas de saída de executivos chave, como revelou com exclusividade o Baguete em maio, quando o portal noticiou que o COO Marco Américo e o diretor Corporativo de Telecomunicações, Luiz Antonio Molento de Moraes, haviam deixado a empresa.

Américo era gerente geral da Diveo quando o UOL comprou a empresa, em um negócio de R$ 693,5 milhões anunciado no final de 2010. O profissional estava na Diveo desde 1999.

Moraes, na época com 13 anos de UOL, foi transferido para a Diveo Colômbia depois da aquisição, assumindo depois a área de telecomunicações.

Além da movimentação de executivos, há poucas indicações sobre no que consiste o reposicionamento do UOL Diveo.

A nota menciona a reformulação do portfólio, com a expansão dos serviços, oferta de cloud computing e outras soluções B2B. Na verdade, essa estratégia já vem em curso há anos por meio de aquisições como Diveo e DHC e era liderada pelos executivos demitidos em maio. 

Também foram mencionados como benefícios para os clientes a “gestão de projetos com maior perfil consultivo”, a “modernização de serviços e soluções”, e, de maneira um pouco mais prática, a introdução de métodos ágeis nos projetos.

A empresa afirma que com o novo posicionamento quer ser uma one-stop shop, com serviços de  plataforma tecnológica, infraestrutura, telecom e serviços integrados, com o diferencial do conhecimento do mercado brasileiro e da presença de um data center local.

Agora é saber se a nova gestão conseguirá entregar o planejado. Na visão de executivos ouvidos pelo Baguete, o UOL Diveo enfrenta um momento complicado, no qual compete com adversários poderosos em duas frentes diferentes.

Por um lado, o mercado nacional de hospedagem corporativa se sofisticou bastante desde 2010, com a chegada de novos players como Ascenty, a capitalização por meio de fundos de outras companinhas como a Alog e a chegada em peso do bicho papão da Amazon Web Services.

No lado de TI, as aquisições em série dos últimos anos não foram consolidadas em uma oferta competitiva frente a gigantes como IBM, Tivit, HP ou Oracle, ou mesmo as ofertas de nicho de Totvs, Neoris e outros.

Nesse último ano, empresas como Microsoft, SAP, Oracle e outras anunciaram também a instalação de data centers locais.