A Qlik desenvolveu um portal com todos os dados da Fórmula 1 desde 1950. Foto: Divulgação.

A Qlik, focada em visual analytics, desenvolveu um portal com todos os dados da Fórmula 1 desde 1950, quando ocorreu o primeiro campeonato.

Com a ferramenta é possível procurar informações como o piloto que mais venceu campeonatos da Fórmula 1, a montadora com mais vitórias e o número de vezes que Ayrton Senna subiu no pódio, entre outras.

O portal traz dados divididos por pilotos, montadoras e corridas. É possível realizar cruzamentos com base nos países dos pilotos, das montadoras, circuitos, ano das corridas, entre outras especificações. A cada clique, todas as análises são recalculadas seguindo o novo contexto. 

Explorando os dados, é possível ver que o piloto que mais venceu campeonatos até hoje foi o alemão Michael Schumacher, seguido pelo argentino Juan Fangio e o também alemão Sebastian Vettel. 

No entanto, cruzando a quantidade de campeonatos vencidos com as temporadas das quais eles participaram, Fangio se torna o maior vencedor, ao ganhar 62,5% dos campeonatos que competiu, seguido por Vettel (40%) e Schumacher (36,8%).