A companhia sofreu um ataque de ransomware no dia 17 de outubro. Foto: Pixabay.
A Atento, uma das maiores empresas de contact center e terceirização de processos de negócios (BPO, na sigla em inglês) do mundo, admitiu que dados "comerciais e financeiros" obtidos no ataque cibernético sofrido recentemente foram vazados na Internet.
De acordo com o site Convergência Digital, a companhia afirma que a exposição se limita a um registro de negócios de transação com clientes e não há evidências de exposição de dados de clientes ou usuários finais.
“A Atento continua trabalhando com as autoridades para agilizar, na medida do possível, o esclarecimento desses atos ilícitos e a retirada das informações que os perpetradores acessaram e publicaram de forma ilícita. As investigações e análises forenses ainda estão em andamento”, afirma a empresa em nota.
A companhia sofreu um ataque de ransomware em seus sistemas no Brasil no dia 17 de outubro, quando afirma ter comunicado imediatamente o incidente às autoridades competentes, incluindo a polícia, e implantado “todos os protocolos de segurança cibernética disponíveis”.
Na ocasião, clientes como como Vivo, Itaú Unibanco, Azul, Livelo, Unimed Rio e Porto Alegre, Burguer King, Banco BMG, Cielo e Riot Games adotaram planos de contingência na área de atendimento.