ESTRATÉGIA

Digital é o futuro da RBS

04/12/2013 18:05

Nelson Sirotsky.

Tamanho da fonte: -A+A

O mercado digital é uma das principais apostas para o crescimento futuro do Grupo RBS, através da plataforma proporcionada pelo fundo de investimentos eBricks.

A revelação é do presidente do Conselho de Administração do Grupo, Nelson Sirotsky, que foi claro falando sobre o assunto nesta quarta-feira, 04, antes de participar do Tá na Mesa da Federasul.

“É uma área na qual não temos limitações geográficas para investir. O Eduardo está muito envolvido nisso e também trouxemos pessoas de fora”, afirma Sirotsky, fazendo menção ao seu sobrinho Eduardo Melzer, que assumiu a presidência do Grupo em agosto de 2012.

Sirotsky citou a entrada no conselho da companhia em janeiro de Nelson Mattos, vice-presidente de Produtos e Engenharia da Google para Europa e Mercados Emergentes, como uma das provas de que a RBS está realmente comprometida com a sua estratégia digital.

Mattos, um gaúcho que reside na Suíça, é um dos três conselheiros chamados independentes no board, grupo que inclui também o ex-chairman do Unibanco, Israel Vainboim, e o presidente da Tok Stok, Régis Drubule. 

O conselheiro não é o único profissional ligado ao Google com conexões com a RBS. O grupo também trouxe Deli Matsuo, ex-gerente de RH do buscador na América Latina, para assumir a vice presidência de Gestão e Pessoas.

A aposta no digital é uma frente de expansão da RBS que não está limitada pelo seu papel como retransmissora da Globo para os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. “Não podemos entrar e competir com outras afiliadas da Globo em outros estados”, resume Sirotsky.

Líder de audiência em televisão e rádio e com jornais na maioria das cidades mais importantes do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a RBS chegou a fazer um ensaio de expandir operações abrindo uma rádio em São Paulo em 2008, mas ela não foi adiante.

O espaço para expansão é claramente a área digital, no qual a RBS deu os primeiros passos ainda em 2011, com a formação de um braço de novos negócios do grupo, consolidado com a criação do fundo de investimentos e.Bricks em outuro do ano passado.

Liderado por Fabio Bruggioni, ex-vice-presidente do Grupo Telefônica, o e.Bricks centraliza um investimento de R$ 300 milhões na compra de participações em oito empresas de internet feitas pela RBS.

Os movimentos incluem da agência digital Predicta aos sites de entretenimento Guia da Semana, ObaOba e Hagah, além das companhias de marketing e publicidade Grupo.Mobi e Hi-Midia. Completam a lista os sites de comércio eletrônico Wine.com.br, de vinhos, e Lets, de moda.

Na época do lançamento do fundo, Bruggioni disse que a RBS já havia feito entre 60% e 70% dos investimentos projetados. Desde a criação do e.Bricks, no entanto, os investimentos tem sido mais low profile. 

Neste ano, foram divulgados apenas um investimento na startup mineira Everwrite, dona de uma plataforma de otimização para produção de conteúdo na web e um segundo aporte no serviço de gestão financeira online GuiaBolso. 

Questionado se a RBS estararia tirando o pé do acelerador, ou talvez consolidando seus investimentos, Sirotsky garante que não.

“Talvez haja menos visibilidade, mas a estratégia não mudou em nada e segue sendo um dos nossos eixos principais”, garante o presidente do conselho de administração da RBS.

Um episódio anedótico do começo do ano mostra como Sirotsky parece perceber as novas mídias mais como uma possibilidade a ser explorada e menos como uma ameaça como parece ser o caso da maioria dos empresários na sua posição.

Em janeiro, o canal no YouTube do Bairrista, um site de notícias paródicas do bairrismo gaúcho para o qual a RBS tem concedido espaço na sua grade de programação, publicou um vídeo estrelado pelo próprio Sirotsky.

Na gravação, o presidente do Grupo RBS aperecia à vontade na gráfica da Zero Hora, anunciando que a empresa tinha sido comprada pelo Bairrista.

Veja também

PARCEIROS
RBS imprime e distribui o Bairrista

O conteúdo da  publicação será sobre a Semana Farroupilha, com tiragem de 40 mil exemplares por dia e 16 páginas por edição.

E-COMMERCE
Abril compra 51% do Meu Espelho

O investimento reforça a presença digital do grupo no e-commerce.

MARKETING DIGITAL
F.biz abre operação no Vale do Silício

Agência digital paulista inaugurou sua segunda base nos EUA: depois de Miami, veio São Francisco.

E-COMMERCE
Site de vinhos de Luxa está à venda

Segundo sócio, há negociações com a RBS e investidores paulistas, gaúchos e catarinenses.
 

CARREIRA
Octavio Maron é novo CCO da .Mobi

O executivo assume o novo cargo após passar quatro anos na AG2 Publicis, como diretor de criação executivo.

GRANA
GuiaBolso recebe aporte do e.Bricks

Portal de gestão financeira leva segundo aporte de empresa de investimentos digitais da RBS.

NOVO DESTINO
De Beer sai da RBS para Microsoft

Ex-CEO da área de Educação do grupo gaúcho de mídia é novo presidente da Microsoft do Brasil, em substituição a Michel Levy, que comandava a subsidiária desde 2006.