Dimension Data com data center no país. Foto: divulgação.

A Dimension Data, multinacional de serviços e infraestrutura de TI, anunciou que utilizará data center local para a oferta de seu portfólio de produtos em cloud computing.

Com a adição dos novos serviços de SaaS e IaaS, a expectativa da companhia é atingir um crescimento de 40% no próximo ano fiscal, que será finalizado em setembro de 2014.

Antes disso, a empresa já oferecia produtos de cloud, mas que eram hospedados nos data centers da companhia no exterior. A divisão já representa cerca de 12% da receita.

Focada em crescer na nuvem, a multinacional abriu recentemente uma unidade de negócios dedicada ao segmento, com ofertas de nuvem pública híbrida e privada. Segundo Marcelo Menta, CEO da empresa no Brasil, o plano é ter resultados em curto prazo.

“Com isso (três tipos de nuvem), nos tornamos a única integradora a proporcionar essa gama de opções, por meio de uma estrutura local. É um grande e importante passo para nos tornarmos um dos players deste segmento no país, em curto prazo”, afirma Menta.

Além disso, a empresa se adianta a possíveis exigências do governo. Recentemente a presidente Dilma Rouseff, após os escândalos de espionagem online envolvendo os Estados Unidos, apontou uma preferência para que serviços na nuvem passassem a ser hospedados em data centers dentro do Brasil.

Para o serviço, a Dimension Data não investirá na construção de um centro de dados próprio. Segundo Menta, estudos de viabilidades demonstraram que não valia a apena investir nesse tipo de empreendimento.

"Comparamos os custos e a conta não fechou. Como temos bastante espaço no Brasil, optamos pelo colocation", explicou o presidente.

A empresa está em conversações com três player do segmento - Equinix/Alog, Terramark e Ativas - e duas devem ser escolhidas para uma parceria no formato white label.

Juntamente com a operação de data center no Brasil, a Dimension Data também anunciou novos centros de dados no Canadá e Estados Unidos, que receberá dois novos prédios. Os valores investidos não foram abertos.

Com isso, a multinacional chegará à marca de 42 data centers em todo o mundo. Ao redor do globo, a Dimension Data tem atuação em 52 países.