Apple abre o Swift. Foto: divulgação.
Em uma decisão arrojada em relação ao seu perfil comercial, a Apple anunciou que vai abrir o código do Swift, linguagem de programação desenvolvida pela fabricante para a criação de aplicações para o iOS.
O projeto da Apple envolve a criação do website Swift.org para compartilhamento de conhecimentos, assim como a postagem do código e compiladores de dados da plataforma no Github, famoso repositório de dados e código para programadores.
A companhia também disponibilizou gerenciadores de pacotes para a formatação de apps, para que aplicações possam ser facilmente portadas entre Linux, Mac OS X, iOS, watchOS (Apple Watch), e tvOS (Apple TV).
Criada no ano passado para atrair novos programadores à plataforma Apple, com uma linguagem mais simplificada de desenvolvimento, o Swift agora pode ir além dos dispositivos da empresa de Cupertino.
Para analistas, ao abrir o código de sua plataforma, a Apple está criando um caminho para que o código passe a rodar em diversos outros sistemas, incluindo servidores Linux, sistemas Windows e até mesmo smartphones Android, principal sistema rival do iOS.