Os problemas com voos são comuns para o brasileiro. Cancelamento de voo é uma das situações mais encontradas. Tanto é que são "perdidas" 25 milhões de malas todos os anos no mundo. O que fazer nesse e em outros casos em que você se sentir lesado? A alternativa é entender seus direitos através da NãoVoei.
A empresa presta serviços para passageiros que se sentiram lesados e querem fazer o Código de Direito do Consumidor (CDC) valer. Assim, você tem informação sobre seus direitos e deveres, e avaliar se existe uma compensação financeira por algum problema com o voo.
Achou interessante? Neste post vamos explicar melhor o que é a NãoVoei, como funciona, quais serviços são prestados e como você pode requerer os seus direitos. Saiba mais!
Afinal, o que é a NãoVoei?
A NãoVoei é uma empresa sediada em Belo Horizonte (MG) que auxilia passageiros que se sentiram lesados a correrem atrás dos seus direitos. Fundada em junho de 2017, a empresa conecta passageiros a uma rede de advogados especialistas.
Caso a solicitação seja aceita e o dano seja reparado, são cobrados 30% do valor de ressarcimento obtido, sendo que, em média, ele é de R$ 5 mil. O pagamento ocorre em um período de três a oito meses.
Desde que abriu até janeiro de 2019, a NãoVoei já atendeu mais de duas mil pessoas. O motivo é a quantidade de irregularidades cometidas no mercado. Somente em 2017, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), foram cancelados 8,9% dos voos programados e 7,1% das viagens realizadas atrasaram por, no mínimo, 30 minutos.
Por isso, estatísticas do Instituto Brasileiro de Direito Aeronáutico (Ibaer) mostram que 98,5% das ações cíveis contra as companhias aéreas são originárias do Brasil. Apenas entre janeiro e julho de 2019, foram iniciados 109 mil processos de indenização. Fica claro, portanto, que você tem direito a solicitar indenização, caso algo dê errado na sua viagem.
Como funciona a NãoVoei?
O processo para entrar com um pedido de reparação pela NãoVoei é simples. Primeiro, você acessa o site e conta o ocorrido. Os consultores da empresa analisarão seu problema e fornecerão um retorno em até 24 horas. Se a solicitação tiver um resultado positivo, haverá uma orientação para a busca de seus direitos como passageiro.
A sua história é relatada com a resposta a cinco perguntas feitas na própria plataforma. O objetivo é verificar se existe o direito à indenização. Esse é, inclusive, um dos diferenciais da NãoVoei, já que o tempo é otimizado.
Como a resposta chega em até 24 horas, você sabe com rapidez se seu caso é passível de indenização. A burocracia e a papelada ficam sob responsabilidade da empresa — portanto, sem preocupações!
Outra vantagem é a consultoria especializada. Seu pedido será avaliado por profissionais experientes.
E você, o que faz? Espera o retorno do processo. Não é cobrada nenhuma taxa para relato do caso e início do processo. Caso você receba a compensação, o serviço equivale a 30% do valor recebido.
Assim, além de ter direito a uma indenização, a NãoVoei também contribui para a melhoria dos serviços das companhias aéreas. Todos se conscientizam quanto à importância de prestar um serviço regular e buscar seus direitos, sempre que necessário.
Quais serviços são oferecidos?
Existem diferentes problemas com voo que geram indenizações. Todos eles são cobertos pela NãoVoei. A compensação fica entre R$ 2 mil e R$ 8 mil por danos morais. Se houve danos materiais, ainda é possível ser ressarcido por eles, inclusive se você teve que gastar com alimentação, transporte e hospedagem.
O ideal é conseguir comprovar esses gastos para facilitar a negociação com a companhia aérea. Isso porque o primeiro contato é extrajudicial, a fim de chegar a um acordo. Se for impossível, é iniciado um processo na justiça.