A Duas Rodas oferece aromas, produtos para sorvetes, food service, condimentos, e outros. Foto: Divulgação.

A Duas Rodas, especializada em produtos alimentícios, adotou a solução Hyper V, com apoio da Brasoftware e da Integral, parceiras da Microsoft no Brasil, para aprimorar seu gerenciamento de informações e otimizar seus recursos. Sediada na cidade catarinense de Jaraguá do Sul, a Duas Rodas afirma ser a maior casa de aromas do país e atende mais de 10 mil clientes.

Emerson Simette, analista de Infraestrutura da Duas Rodas, explica que a empresa contava com uma solução de virtualização de servidores que atendia suas necessidades, mas tinha um custo elevado de licenciamento e manutenção anual. 

Após avaliação com a Brasoftware e a Integral, além de alguns testes internos, a companhia decidiu migrar para a solução Hyper V, da Microsoft.

A empresa atuava com seis hosts e 80 máquinas virtuais. Hoje, conta com  cerca de 100 máquinas virtuais e até o final do ano deve ser ampliada para 110 máquinas. A visão geral do ambiente de TI é obtida em tempo real por meio de um painel de controle da ferramenta.

“O Hyper V não tem custo de licenciamento e manutenção para usuários de servidores Windows como a Duas Rodas”, explica Simette.

Na companhia, a solução Hyper V atua de forma conjunta com o System Center, da Microsoft, adotado para melhorar o gerenciamento do ambiente de TI da Duas Rodas. 

“O System Center gerencia todas as aplicações instaladas no servidor, como Exchange server 2013, Lync Server 2013, SharePoint server, SAP BCM (Sap Contact Center) entre outras”, comenta Carlos Fersura, da Integral, empresa parceira da Brasoftware na implementação da solução.

A solução foi implementada em quinze dias e está rodando na companhia desde junho de 2014. 

“O Hyper V também trouxe um ambiente novo, com ampla disponibilidade para a Duas Rodas, que atuava com uma ferramenta limitada em espaço. A melhora nessa gestão ajuda a TI a antever os problemas e a trabalhar de forma proativa”, explica Fernando Alleva, gerente da Brasoftware.

Fundada em em 1925, a Duas Rodas está presente hoje em toda a América Latina e em mais 29 países. A empresa conta com sete unidades de produção e sete centros de pesquisa e aplicação de produtos. A Duas Rodas atende a mais de 10 mil clientes, oferecendo aromas, produtos para sorvetes, food service, condimentos e aditivos, derivados de frutas e soluções integradas.

A Integral Informática é sediada em Joinville. Especializada na administração e implantação de soluções de Infraestrutura e Segurança Lógica de TI, a Integral também licencia produtos de parceiros como Citrix e McAfee.

Fundada em 1987, a Brasoftware comercializa soluções de empresas como Symantec, Intel Security, Citrix, Adobe, CA, Corel, Autodesk, entre outras. BrasilPrev, Petrobrás, Claro, Cielo, Editora Abril, Embratel, Serasa Experian, Vivo e Sky são alguns dos clientes da empresa.