Rio começa projeto com dois veículos. Foto: divulgação

O Rio de Janeiro começa a montar sua frota de táxis 100% elétricos em uma parceria da Prefeitura da cidade com Nissan e Petrobras Distribuidora.

Nesta terça-feira, 05,  começam a circular dois veículos, chamados Nissan Leaf, que não emitem poluentes e nem fazem barulho, segundo informa a Exame. O objetivo é que até o final do ano esteja disponíveis 15 unidades.

Os veículos poderão inicialmente recarregar suas baterias de lítio em dois postos da rede BR, na Lagoa e na Barra da Tijuca. A autonomia permite que o carro rode até 160 quilômetros. A base dos carros é no aeroporto Santos Dumont

O modelo é o mais vendido de sua categoria no mundo inteiro, com 50 mil unidades. O motor, de corrente alterna, desenvolve 80 kW de potência, equivalente a cerca de 109 cavalos, suficiente para alcançar uma velocidade máxima de 145 km/h.

A frota de táxis do Rio de Janeiro, uma das maiores do Brasil, é de cerca de 33 mil veículos cadastrados, segundo levantamento de 2011.

SÃO PAULO JÁ TEM
São Paulo tem o Projeto Piloto de Táxi Elétrico, fruto de uma parceria firmada entre Nissan, Prefeitura de São Paulo, AES Eletropaulo e a Associação das Empresas de Táxis do Município de São Paulo (Adetax).

Iniciado em 6 de junho, o projeto conta atualmente com dez unidades do Leaf à disposição da população no ponto de táxi localizado na esquina da Avenida Paulista com a Rua da Consolação, na Avenida Engenheiro Luis Carlos Berrini e em frente ao Teatro Municipal.

A Toyota também disponibiliza na capital paulista o Toyota Prius para a frota paulistana de táxis. Segundo dados de novembro passado, a cidade conta com 33,4 mil táxis.