Bruno Maia, head de Inovação do SAS América Latina. Foto: Divulgação.

O SAS, empresa focada em analytics, quer acelerar a adoção da plataforma SAS Viya com o lançamento do SAS Innovation Lab, que reúne uma série de iniciativas voltadas para inovação.

A solução SAS Viya (voltada para a preparação, visualização e mineração de dados com alta performance) atua como base em diversos programas. O objetivo é fazer com que as empresas expandam a cultura da análise de dados em seu dia a dia.

“O SAS Viya simplificou todo o processo de análise de informações para que o cliente não dependa de conhecimentos estatísticos avançados para extrair insights e gerar valor para o negócio, com alta disponibilidade de recursos de machine learning e analytics avançado”, explica Bruno Maia, head de Inovação do SAS América Latina.

Para iniciar o projeto, o SAS começou a investir em uma célula de inovação na América em 2016, envolvendo soluções em nuvem. Dois anos depois, a empresa consolidou um núcleo na região, tendo o Brasil como hub.

Com o lançamento oficial do programa, o SAS apresentou 5 iniciativas que serão desenvolvidas no país: Innovation Lab, Data4Good, SAS Innovation Datathon, Startup Now Analytics Program e Fast Analytics Program.

O Innovation Lab busca oferecer aos clientes a oportunidade de experimentação do SAS Viya para extrair insights analíticos enquanto utilizam a infraestrutura e a mentoria do SAS em um ambiente de branding e coworking. O projeto já é aplicado em outros países onde o SAS atua, entre eles o Japão.

Já o Data4Good consiste no uso de dados públicos pela comunidade analítica, visando a extração de insights em projetos voltados para o bem social e a solução de problemas relacionados à pobreza, saúde, direitos humanos, educação, meio ambiente, entre outros. 

O SAS Innovation Datathon, aberta a toda comunidade analítica, será uma competição baseada em dados que tem o objetivo de solucionar desafios de negócio com o uso de técnicas de design thinking e soluções analíticas. O SAS lançará um desafio para aplicar sua metodologia e infraestrutura, oferecendo apoio aos grupos formados para trabalhar no projeto com o uso do SAS Viya. 

Já no Startup Now Analytics Program, o SAS irá escolher até três startups para mentoria. A empresa quer colaborar com a viabilização das ideias por meio da oferta de tecnologia analítica, infraestrutura e coworking. O objetivo é formar uma parceria para que a tecnologia SAS Viya seja utilizada pelas startups;

O Viya também está no foco do Fast Analytics Program, que consiste em um laboratório voltado para clientes do SAS. Eles irão obter mentoria, Provas de Conceito (POC), estudo de viabilidade e implantação, além de treinamentos - sempre focado em inovação, big data e Viya.