A Brasoftware auxiliou a EcoRodovias com o budget anual para gestão de ativos de softwares. Foto: Divulgação.

A Brasoftware auxiliou a EcoRodovias Concessões e Serviços a realizar o planejamento e o budget anual para gestão de ativos de softwares, com base nos resultados entregues por meio de consultoria em Software Asset Management (SAM), com foco em Microsoft.

O principal objetivo da EcoRodovias com o SAM é otimizar os investimentos em licenciamentos de softwares Microsoft, o que é possível por meio de um trabalho de checagem de cada uma das cerca de 3,2 mil máquinas dentre as mais de dez empresas do grupo. 

A companhia de infraestrutura logística integrada - que opera ativos de logística intermodal, concessões rodoviárias e serviços correlatos, de forma sustentável e socialmente responsável - atualmente conta com nove contratos EA Microsoft com a Brasoftware.

O SAM é um trabalho de gerenciamento de ativos de software que detecta se o usuário efetivamente precisa de determinado programa ou se a aplicação não está sendo utilizada, para otimizar o uso das licenças Microsoft. 

A prática oferece economias financeiras e ainda a solução de problemas comuns, como segurança dos dados e produtividade dos funcionários.

“O SAM traz muita tranquilidade quanto ao processo de report de crescimento anual de softwares. Isso garante compliance com a Microsoft, que deixa o cliente mais confortável ao saber que no fim do período haverá este levantamento para ser reportado à fornecedora”, explica Fernando Brito, gerente de soluções SAM da Brasoftware.

O processo é realizado com a utilização do SCCM - System Center Configuration Manager, que exporta um relatório de todos os ativos de software da empresa para então “cruzar” esse resultado com as máquinas. 

“Além de apoiá-los com a complexidade da gestão com licenciamento, auxiliamos no processo de dividir os quantitativos entre os centros de custo”, comenta Brito.

Fundada em 1987, a Brasoftware comercializa soluções de empresas como Microsoft, Autodesk, Adobe, Symantec, McAfee, Citrix,  ArcServe, Corel, entre outras.

A Brasoftware possui escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Brasília, além de gerentes regionais presentes em outras 15 capitais do país. A companhia encerrou 2014 com faturamento de R$ 810 milhões. O valor representa uma alta de 39% em relação a 2013.

O resultado de 2015 ainda não foi divulgado pela empresa.