DADOS

Bmg aposta em BI com MicroStrategy

05/04/2022 16:39

Com informações instantâneas, o banco quer agilizar o atendimento e prevenir fraudes.

O Banco BMG está em atuação desde 1930. Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

O Banco Bmg adotou a solução da MicroStrategy, fornecedora de software de Business Intelligence (BI), para agilizar o atendimento telefônico fornecendo dados instantâneos sobre os clientes aos atendentes.

A ferramenta HyperIntelligence foi implantada em 2021 para mais de 1,2 mil usuários, que trabalham em duas empresas terceirizadas. 

Para visualizar as informações fornecidas, basta que o atendente passe o ponteiro do mouse ou o dedo sobre o CPF do cliente. Automaticamente, o sistema de atendimento mostra dados como todo o histórico de contatos dele e produtos adquiridos. 

O conteúdo é mostrado em formato de cartões virtuais, que podem ser acessados desde e-mails, sistemas de gestão, CRM e outras ferramentas.

Segundo Rafael Almeida, coordenador de BI do Banco Bmg, a ideia é que o analista consiga direcionar ou resolver o atendimento no momento da ligação, sem que o cliente precise recorrer a outras instâncias como a ouvidoria, por exemplo. 

Dependendo do caso, o atendente pode ter mais alçada para realizar um atendimento mais customizado. Segundo Almeida, isso é muito comum em situações em que o cliente já fez alguma requisição anterior ainda não solucionada.

Além disso, o sistema consegue indicar clientes mais propensos a cancelar a compra, o uso de um produto específico ou mesmo a conta bancária.

Em relação à prevenção a fraudes, é possível checar, por exemplo, se um determinado cliente já possui muitas reclamações abertas e que estão sobre contestações — o que pode ser um indício de tentativa de fraude.

Com isso, a expectativa do banco é reduzir em 10% em 12 meses as contestações de operações com má fé. Outro objetivo é ampliar a disponibilidade de informações em qualquer plataforma de trabalho para outras áreas, como a jurídica. 

“Estamos comprometidos em ajudar o Bmg a obter respostas rápidas e confiáveis para melhorar seus resultados”, afirma Diego Keller, vice-presidente da MicroStrategy para a América Latina.

Fundada em 1989, a MicroStrategy faz parte da primeira geração de empresas de Business Intelligence, junto com Business Objects e Cognos. 

Enquanto a Cognos e a Business Objects foram compradas por IBM e SAP, a MicroStrategy seguiu independente. Em 2021, a companhia faturou US$ 510,8 milhões.

Já o Banco BMG, em atuação desde 1930, é conhecido pela oferta de crédito consignado e pelo patrocínio a times de futebol como Corinthians, Atlético Mineiro e Vasco.

Com mais de 4,8 milhões de clientes ativos, a empresa oferece uma conta digital e possui mais de 833 lojas help! Loja de Crédito, além de mais de 2 mil correspondentes bancários em todo território nacional.

Veja também

CRÉDITO
Dimensa compra fintech Vadu

Empresa da Totvs e da B3 segue reforçando o portfólio por meio de aquisições.

AGRO
Bom Jesus adota solução da SoftExpert

Implementação foi feita pela J2a Consultoria, de Cuiabá.

DECISÕES
SAP: hora de sair de vez da Rússia?

Governo da Ucrânia pressiona gigante de software a tomar ações duras contra clientes russos.

MIAU
Empresa de software tem gata como funcionária

Gatinha chamada Zazá é chefe do setor de “descontração” da empresa.

TRANSTORNO
Transporte público de Curitiba sofre ataque hacker

Usuários estão enfrentando transtornos há mais de uma semana na cidade.

DINHEIRO
DMCard tem reconhecimento facial

Parceira com a Payface começa pequena, mas tem muito potencial.