Sirlene Aveiro Honório, diretora técnica do CPqD.

O CPqD, centro de P&D em TI sediado em Campinas, assinou um acordo com a IBM para incorporar diversas tecnologias da IBM a sua solução gestão unificada de fraudes.

Conhecido como CPqD Antifraude, o produto será oferecido com tecnologia de analytics, gerenciamento de decisão, conteúdo, gestão de processos e software de análise preditiva da IBM, por meio de licenças de softwares como Cognos, i2, SPPS e Case Manager.

O CPqD Antifraude já tem hoje três clientes, entre bancos e redes adquirientes de cartões, dos quais a instituição não pode revelar o nome.  

“O acordo dá um salto de qualidade para o nosso software, tornando a solução mais completa”, aponta Sirlene Aveiro Honório, diretora técnica do CPqD.

O mercado potencial é enorme. Dados da Febraban apontam que as instituições financeiras do Brasil perdem anualmente entre R$ 750 milhões e R$ 1 bilhão por fraudes.

Além das tecnologias de software, a nova solução do CPqD é suportada pelas linhas de servidores IBM Power Systems e IBM System z.

A parceria entre ambas partes já existia em moldes similares para os setores de utilities e elérico. A IBM financiou a abertura do centro de excelência em BI do CpqD ainda no começo dos anos 2000.

* Maurício Renner cobriu o Ciab Febraban em São Paulo a convite da SAP.