Panvel conta com mais de 290 lojas. Foto: Divulgação.

A rede de farmácias Panvel lançou o Agendamento de Compra, modelo de assinatura de aquisição de produtos pela loja online do grupo.

A nova ferramenta permite que o cliente programe entregas semanais, quinzenais ou mensais de suas compras, tanto de medicamentos quanto de cosméticos.

“Analisando o perfil dos clientes, percebemos que muitos realizavam aquisições com uma frequência alta, e que essa seria uma maneira de facilitar a organização de consumidores que compram produtos de uso contínuo”, explica Fernanda Contursi, gerente de e-commerce da Panvel.

As primeiras conversas sobre a nova funcionalidade começaram há aproximadamente um ano.

Apesar de a ideia principal da ferramenta ser fidelizar os clientes e promover maior conveniência, o sistema também beneficia a organização logística da companhia.

“Sabendo as compras que estão agendadas, podemos antecipar demandas e organizar estoques, o que promove eficiência para a empresa”, comenta Fernanda.

O cliente que optar por receber determinado medicamento uma vez por semana, durante 6 meses, pagará o valor estabelecido para o produto no dia da assinatura do agendamento, exceto quando houver uma promoção. Segundo Fernanda, o cliente sempre paga a opção de menor valor.

A funcionalidade foi desenvolvida pela empresa de software Technocorp e conta com o gateway de pagamento da Software Express (e-SiTef).

Além de ser um pilar importante na expansão da rede, pois efetua entrega em todo o país, o e-commerce é o canal que tem maior volume de vendas entre as lojas da Panvel.

O sistema de compras por assinatura está crescendo no segmento de e-commerce. Hoje são encontrados, basicamente, dois modelos nesse tipo de serviço: um, como o da Panvel, permite que o cliente escolha os produtos que quer receber com determinada frequencia. O outro, como acontece com o site Have a Nice Beer, é um plano mensal em que o consumidor recebe um produto surpresa.

O site Wine, por exemplo, conta com três planos, que vão de R$ 25 a R$ 110, para entrega de vinhos de determinados estilos.

Outros exemplos que seguem a linha da Panvel são o Rabixo, para homens receberem, a cada três meses, produtos como meias e lâminas de barbear, e o EyePack, para encomenda de lentes de contato.

A Panvel possui 4,8 mil funcionários e mais de 290 lojas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

A receita bruta da empresa atingiu R$ 1,8 bilhão em 2013, superando em 14,6% o resultado do ano anterior.