APITA BRASIL

Tópicos mais falados na Copa do Mundo

05/06/2014 12:45

Desde o lançamento da plataforma foram analisadas cerca de 56 mil postagens.

Uma das categorias de análise é "personalidades". Foto: Rafael Ribeiro/CBF

Tamanho da fonte: -A+A

Verificar a evolução, de hora em hora, do que milhões de pessoas falam sobre a Copa do Mundo é o objetivo do Apita Brasil.

A ferramenta agrupa, categoriza e interpreta a opinião do brasileiro sobre o evento a partir dos comentários públicos e espontâneos feitos nas principais redes sociais. 

O Apita Brasil será alimentado automaticamente pelas postagens relacionadas ao evento nas redes Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google+. 

As menções são agrupadas em centenas de diferentes tópicos dentro de seis categorias: evento, seleções, infraestrutura, manifestações, personalidades e marcas.

Desde seu lançamento, em 29 de maio, foram analisadas cerca de 56 mil postagens.

A plataforma é fruto da parceria entre a Bloom - mais nova startup do NonConformity Group, voltada para pesquisa no digital - a Huia, produtora da holding, e a Scup, empresa de monitoramento, gestão e análise de redes sociais.

“Para criar uma ferramenta capaz de interpretar a opinião pública em torno da Copa, partimos da experiência do Causa Brasil, um portal que serviu como fonte de consulta da mídia, de governantes e da população em geral para interpretação da evolução das causas por trás das passeatas”, afirma Laura Kroeff, VP de planejamento e pesquisa do NCgroup.

O Causa Brasil foi criado em 2013, no auge dos protestos que atingiram o Brasil. O site já capturou e interpretou mais de três milhões de menções relacionadas a alguma causa desde 16 de junho de 2013. 

A expectativa é que o Apita Brasil ultrapasse essa marca, tendo em vista o volume de conversas gerado pelo evento esportivo.

A NonConformity é uma holding criada pelos fundadores da W3haus para atender toda a cadeia de comunicação contemporânea digital. 

Sediada em Porto Alegre, a W3Haus é considerada a maior agência digital independente do país, depois que os principais players do mercado foram adquiridos por conglomerados internacionais.

Em 2013, a W3haus teve crescimento de 50% e a previsão para esse ano é de 40%. Além disso, há o planejamento de abrir outras duas empresas em 2014.

Veja também

LEGADO
PoA App para turistas durante a Copa

O desenvolvimento foi feito pela Queen Mob, que venceu a concorrência organizada pela prefeitura.

NÃO VAI SAIR
Expectativa x Realidade na Copa

A ferramenta apresenta links para notícias antigas e atuais sobre a Copa do Mundo.

COPA DO MUNDO
Tecnologia HP no Mané Garrincha

Estádio recebeu um investimento de R$ 1,4 bilhão para reforma.

DATA CENTERS
Fortinet: segurança na Copa do Mundo

Consórcio que fará o monitoramento reúne Agora Telecom, Comtex, Módulo e Unisys.

BANCO NO FUTEBOL?
Goldman Sachs: Brasil será campeão

Vai ter Copa. E o Brasil será o campeão, diz o banco.

VAI TER COPA
Figurinhas são hit de buscas

É o que aponta um levantamento da Hitwise, ferramenta líder de inteligência em marketing digital da Serasa Experian.

COPA DO MUNDO
McDonald’s: jogo com realidade aumentada

O app transforma o pacote de batatas fritas em traves de um campo de futebol.

SEGURANÇA
Centro de Comando POA pronto pra Copa

Estrutura será um dos espaços-chave para a estratégia de segurança durante a Copa do Mundo, que se inicia na próxima semana.

COPA DO MUNDO
TI é só 6,6% das ET's do Beira Rio

Tecnologia terá um orçamento de apenas R$ 1,65 milhão dentro das estruturas temporárias do estádio.