App Pague Com Uma Foto dá desconto em produtos e serviços. Foto: Joshua Resnick/Shutterstock.

As famosas fotos de comida do Instagram agora podem servir como uma forma de ganhar desconto. O app Pague Com Uma Foto reúne estabelecimentos de Porto Alegre que promovem promoções para quem divulga o produto comprado nas redes sociais.

Segundo a empresa, o sistema oferece oportunidades para ambos os lados do balcão, pois estimula fluxo nos estabelecimentos e permite que os consumidores poupem dinheiro. 

A ideia de pagar postando fotos surgiu no final de 2014 em Porto Alegre, a partir de um movimento social criado pelo publicitário Guilherme Funchal e pelo relações públicas João Ramos. Na época, o projeto estimulava estabelecimentos de diferentes segmentos a aceitarem fotos no Facebook e Instagram como forma de pagamento.

A partir do movimento foi criada uma plataforma completa, com website de ofertas e aplicativo para os sistemas de dispositivos móveis iOS e Android. 

“Tivemos resposta positiva dos consumidores e uma procura significativa de estabelecimentos como restaurantes, estéticas e lojas no início do movimento, em função de uma repercussão na imprensa e mídias sociais, revela Ramos.

Em pouco mais de um mês, a plataforma conta com cerca de 30 ofertas semanais e 5 mil usuários ativos. A previsão é de que estes números atinjam 250 ofertas mensais e um universo de 25 mil usuários dentro de 3 meses, somente na cidade de Porto Alegre. 

As empresas que publicam ofertas optam por um plano mensal a partir de R$ 99, que não tem limitações de ofertas.  

Segundo a empresa, ofertas como as de tratamentos estéticos, voltadas para o público feminino - que representa atualmente 70% dos usuários - são esgotadas em poucas horas.  

O Pague Com Uma Foto permite que qualquer pessoa baixe o app e obtenha os descontos ao divulgar o produto, mesmo que o usuário tenha uma rede pequena de contatos.

A empresa acredita que a possibilidade do usuário ter poucos seguidores é rara, o que não interfere na divulgação final dos estabelecimentos.

Além disso, mesmo redes pequenas podem dar resultados, considerando que a indicação será feita por um amigo, o que aumenta a confiança no produto.

Segundo a pesquisa Total Retail 2015, da PwC, 77% dos brasileiros disseram que as interações nas redes sociais os levaram a comprar mais. O índice é mais alto do que a média global.

Outro dado significativo para marcas que usam apps como o Pague Com Uma Foto é que, segundo a pesquisa, 43% dos brasileiros descobriram marcas que não conheciam ou sobre as quais desenvolveram interesse pelas redes sociais.

O Status Club, que também entrou no mercado recentemente, tem uma proposta parecida com o app de Porto Alegre, mas se difere justamente na questão do tamanho das redes. 

No clube, criado no Rio de Janeiro, estabelecimentos oferecem vantagens apenas para os usuários com mais de 2 mil seguidores, considerados influentes no Instagram.

O associado do Status Club, ao visitar locais parceiros, posta uma foto ao realizar o check-in e ganha descontos. Em dois meses a empresa conquistou 500 associados e 60 empresas cadastradas no Rio.