Ministério do Planejamento planeja concurso para analistas de TI. Foto: Sergey Nivens/Shutterstock.

A Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) está discutindo um plano de carreira para Analista em Tecnologia da Informação (ATI), função que existe há cinco anos.

Os ATIs são vinculados à SLTI e lotados em órgãos diversos, de acordo com a necessidade. Hoje, são 348 ATIs em efetivo exercício, mas, devido à modernização e informatização dos serviços públicos, a demanda por especialistas é crescente.

“Temos a previsão de realização de um concurso público para a contratação de mais 300 profissionais em 2015, respeitadas as restrições orçamentárias e as diretrizes do ajuste fiscal”, anunciou o secretário de Logística e Tecnologia da Informação, Cristiano Heckert, em encontro realizado na SLTI.

O encontro também abordou a elaboração da Estratégia de Governança Digital (EGD), documento que subsidiará as iniciativas em tecnologia da informação e comunicações de 2015 a 2019, em discussão no governo.

“Não se trata de uma simples mudança de nomenclatura e sim de um novo paradigma que enxerga as áreas de TIC como viabilizadoras de um tripé capaz de oferecer informação pública à sociedade, melhorar a prestação de serviços ao cidadão e viabilizar a participação social por intermédio da tecnologia”, explicou o secretário de Logística e Tecnologia do MP, Cristiano Heckert.