Solução com beacons envia informações sobre produtos para o celular dos visitantes. Foto: fizkes/Shutterstock.

A Send lançou a ferramenta ExpoFácil, que utiliza sensores beacons, um app e um sistema de web para oferecer nos dispositivos móveis informações, descontos, ofertas e promoções aos visitantes de locais como feiras, showrooms, lojas, supermercados e outros.

Até o final do ano a expectativa da empresa é chegar a 20 instalações com a nova ferramenta, que hoje está em fase inicial de comercialização.

O ExpoFácil permite às empresas realizarem ações de marketing para o seu cliente por meio de push notifications no smartphone ou tablet, acompanhar a visita dos clientes. 

Já o visitante pode ter em suas mãos por meio de um aplicativo (iOS ou Android) no informações do produto ou serviço (ficha técnica, vídeos, fotos e outras) e ainda receber promoções e descontos.

O ExpoFácil é baseado em localização indoor, que funciona a partir do Bluetooth 4.0 ou BLE (Bluetooth Low Energy) e consegue identificar os smartphones ou tablets com o app instalado e bluetooth ativo com até 70 metros de distância.

A partir disso, quando o visitante está passando pelos estandes ou produtos, pode receber informações na tela do seu dispositivo móvel, sem precisar fazer buscas no app.

Os lojistas ou expositores utilizam o sistema web para a gestão de dados e monitoramento. Com ela, a empresa envia as notificações e acompanhara visita dos usuários, analisando a quantidade e a localização dos seus visitantes em tempo real.

A paulista Send foi fundada em 1990 e é especializada no desenvolvimento de soluções de gestão, alocação de profissionais e fábrica de software. Em 2015,  a área de beacons deve representar 12% do faturamento da empresa.

Entre os clientes da Send estão Honda Automóveis, Mondial Eletrodomésticos e Nestlé.

As soluções com beacons estão crescendo no Brasil.

Em agosto do ano passado, a BinarioMobile, divisão de mobilidade do Grupo Binário, lançou a Binário Beacon, solução que identifica o posicionamento de usuários de smartphones e tablets em ambientes fechados. Na época, a expectativa da empresa era implantar o sistema em 30 shoppings e quatro hospitais até o final de 2015.

Em novembro, o Moinhos Shopping de Porto Alegre iniciou a utilização da tecnologia beacon por meio de um projeto da empresa TagPoint. A TagPoint foi fundada no final de 2013 e instalou seus beacons em mais de 500 pontos no Brasil, com foco em locais turísticos.