A EBrasil (Eletricidade do Brasil) adotou o Qlikview com apoio da Desq. Foto: Divulgação.

A EBrasil (Eletricidade do Brasil), que atua na geração de energia elétrica, adotou o Qlikview com apoio da Desq. A empresa é um canal da Toccato, distribuidora da Qlik, localizada em Goiânia.

Com quatro bases instaladas nos estados de Pernambuco, Paraíba, Sergipe e Amazonas, a termoelétrica possui mais de 500 colaboradores. 

Para uma melhoria do tratamento de dados de seu sistema, a empresa adotou a ferramenta da Qlik para substituir planilhas tradicionais usadas para análise de informações.

A EBrasil utiliza um sistema de ERP e outros para controles específicos, como leitura de sensores dos grupos motores, fluxômetros de entrada e saída de combustível, entrada e saída de caminhões para carga e descarga, entre outros. 

A análise dessas informações era realizada por meio de planilhas, inclusive para as áreas de compras e geração de energia, consideradas as mais estratégicas.

De acordo com a empresa, um grande problema era não ter essas informações facilmente disponíveis.

“Depois de várias reuniões com usuários, gerentes, diretores e especialistas dos sistemas para entender o resultado esperado, conseguimos, num prazo de 3 meses, entregar 5 documentos de visões para o cliente.Hoje, a EBrasil utiliza vários documentos em quase todos os departamentos da empresa, tanto para fazer análise, quanto para verificar e controlar a operação da empresa”, relata Rogério Faria, proprietário da Desq.

As duas áreas estratégicas - compras e geração de energia - foram atendidas como prioridade após a adoção das soluções Qlik. 

Depois, o QlikView foi implantado nas áreas financeira, contábil, supervisório, manutenção de ativos, estoque e pessoal. 

“Tínhamos o processo de compras definido e um bom sistema, mas a análise era feita manualmente. O QlikView nos possibilitou a fazer análises em tempo real. É possível verificar o quanto gastamos com compras, se são compras para geração de energia ou compras administrativas, tanto para as nacionais, quanto para importações”, explica Júnior Cantarelli, diretor de suprimentos da EBrasil.

A Toccato foi fundada em 2006 para ser distribuidora dos produtos Qlik no Brasil. Com mais de 800 clientes, atua em todo o território nacional por meio de vendas diretas e de sua rede de 90 canais. 

A companhia está sediada em Florianópolis, com filiais em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Curitiba e Brasília, Minas Gerais, Fortaleza e Campinas

Além da Toccato, também são distribuidoras no país as paulistas Inteligência de Negócios (IN) e Nórdica. A IN tem mais de 500 clientes e filiais em Porto Alegre, Recife, Salvador e Brasília. A Nórdica tem um número igual, com operação apenas em São Paulo.